segunda-feira, 27 de junho de 2016

Controle da Natalidade e Posse Responsável de Cães e Gatos



A equação é simples: existem mais animais do que lares para eles. Em busca de uma solução rápida, as autoridades da saúde muitas vezes recorrem a captura e eliminação. Milhares de animais são mortos, nem sempre de forma humanitária, por falta de informações, de incentivos e subsídios à esterilização (castração).

Segundo o Comitê de Especialistas em Raiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), reunido em 1992, a captura e eliminação de animais não representa medida de controle da doença, pois não atua nas causas do problema: a procriação descontrolada de cães e gatos e a irresponsabilidade/ignorância dos seus proprietários.

Ações da ARCA BRASIL
Em seus 20 anos de atividades, a ARCA Brasil ajudou a consolidar no país o conceito de Posse Responsável. Entre outras ações, trouxe a técnica do gancho (que possibilita cirurgias de castração mais rápidas e menos invasivas), assessorou na implementação de programas municipais pioneiros que combinaram o poder público, clínicas veterinárias e comunidade, com repercussão internacional. Hoje, esses trabalhos são modelos para ações semelhantes em diversos municípios brasileiros - incluindo a cidade de São Paulo.

Essa experiência se espalhou por meio de grandes eventos - como as três edições do Congresso do Bem-Estar Animal -, de publicações como o guia "Controle de Zoonoses e as Interações Homem-Animal", ou ainda por palestras e orientações a dezenas de cidades.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário