quinta-feira, 12 de maio de 2016

Parabéns a todos os Enfermeiros!



Dia do Enfermeiro em 12 de maio de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, que está relacionada com o "Dia Internacional dos Enfermeiros" ou "International Nurses Day", e que foi instituída pelo Decreto Nº 2.956 de 10 de agosto de 1938, a partir do qual se manda que nessa data comemorativa sejam prestadas em todos os hospitais e escolas de enfermagem do Brasil, homenagens especiais à memória da enfermeira brasileira, Ana Neri [Ana Justina Ferreira Neri], quando também se inicia a "Semana da Enfermagem" no Brasil.

Para conhecimento, Ana Neri se destacou como enfermeira voluntária durante a "Guerra do Paraguai" ou "Guerra da Tríplice Aliança", com um inestimável trabalho para o Brasil durante o confronto.

Na condição de viúva do capitão-de-fragata do Brasil, Isidoro Antônio Néri, viu seus familiares mais próximos serem convocados para a "Guerra do Paraguai" e solicitou ao presidente da Provincia da Bahia autorização para acompanhar os filhos e o irmão, ou pelo menos prestar serviços voluntários nos hospitais do atual Estado brasileiro do rio Grande do Sul, no que foi atendida. Embarcou na cidade brasileira de Salvador-BA em agosto de 1865 com a tropa do 10º "Batalhão de Voluntários da Pátria", na qualidade de enfermeira voluntária.

Durante toda a campanha, essa abnegada enfermeira prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, além de hospitais da frente de operações.
Naquelas condições difíceis de então, ela organizou os hospitais de campanha e enfrentou o caos da saúde no país, quando as doenças proeminentes da época eram a Cólera, a febre tifóide, a disenteria, a malária e a varíola. A 1ª enfermaria organizada por ela, foi montada às suas expensas e em sua própria casa, na atual cidade e capital paraguaia de Assunção. Metodizou as tarefas em busca da eficácia, com a alma e olhos humanitários voltados indistintamente, tanto para os cuidados dos combatentes daTríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina), quanto para os soldados do invasor Paraguai.
A enfermeira Ana Neri conseguiu transformar a realidade sanitária local, impondo condições mínimas de higiene, para que doenças não se alastrassem e feridas fossem tratadas. Na luta pela recuperação dos pacientes eram usados recursos da época como iodo, cloreto de potássio, água fenicada e cauterização, além de beberagens de plantas medicinais.

Ana Neri é considerada a 1ª pessoa brasileira não-religiosa a dedicar-se aos cuidados com a saúde de uma comunidade ou população, considerada a 1ª enfermeira do Brasil.
Por isso, ela foi homenagiada com a "Medalha Geral de Campanha" e a "Medalha Humanitária" de 1ª classe, além de também ser laureada com uma pensão vitalícia pelo então imperador do Brasil, Dom Pedro II.

A data comemorativa internacional foi estabelecida em 1974 pelo ICN [Conselho Internacional dos Enfermeiros ou "International Council of Nurses"], e tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento da enfermeira e estatística inglesa e pioneira da enfermagem nascida na Itália, Florence Nightingale, que veio ao mundo em 12 de maio de 1820, e que é tida como a fundadora da enfermagem moderna, tendo ganho notoriedade por seu trabalho pioneiro em enfermagem durante a "Guerra da Crimeia", onde ela atendeu a soldados feridos e foi apelidada de "a Dama da Lâmpada" ou "The Lady with the Lamp", por seu hábito de fazer rondas à noite

Florence Nightingale terminou por contrair uma doença paralisante aos 35 anos de idade, que praticamente a prostrou numa cama pelos cerca de 50 anos restantes de sua vida. Segundo se conta, por conta da doença, quando tinha de receber pessoas importantes, que vinham em busca de conselhos ou para homenageá-la em seu quarto, Ela exigia que as luzes fossem mantidas com baixa luminosidade, e aceitava apenas um visitante por vez.

Apesar da doença incapacitante, Florence Nightingale ainda fundou a 1ª escola de enfermagem de que se tem notícia na história mundial, além de ser creditada a ela, a inspiração para o banqueiro e filantropo suíço, Jean Henry Dunant, na criação da Cruz Vermelha ou Red Cross", uma instituição humanitária para os tempos de guerras, surgida para prevenir e aliviar o sofrimento humano, sem qualquer discriminação de nacionalidade, raça, credos religiosos, orientação sexual, de classe ou opiniões políticas, e que normalmente atua prestando importantes serviços de socorro durante as várias discórdias da humanidade.

Florence Nightingale também passou 35 anos lutando por justiça para os soldados doentes da "Guerra da Crimeia", e é creditada como responsável pela instalação do 1º elevador em hospitais, então para que no transporte de macas, não fossem agravados os ferimentos de soldados queimados e quebrados pela guerra, e pela instalação de um posto central de enfermagem em cada andar, com cabos ligados a sinos que deveriam ser puxados pelos pacientes nos casos de necessidade e solicitação de ajuda, [hoje substituídos por campainhas e equipamentos do gênero], para facilitar o atendimento aos doentes, conforme consta num livro do Médico canadense especializado em encefalomielite miálgica, Byron Marshall Hyde.

A história de vida de Florence Nightingale também inspirou o executivo norte-americano de publicidade e vendas, além de paciente de Doença Neurológica Crônica E Imunológica, Tom Hennessy [Thomas Michael Hennessy JR], a iniciar em 1992, o "Dia Internacional de Conscientização sobre Doenças Neurológicas Crônicas E Imunológicas" ou CIND: "International Awareness Day for Chronic Immunological and Neurological Diseases" [também conhecido como "Dia Mundial da Fibromialgia e da Síndrome de Fadiga Crônica" ou "World Day of Fibromyalgia and Chronic Fatigue Syndrome"].

Fontes:

www2.camara.leg.br/…
phoenixrising.me/…
en.wikipedia.org/…

Fonte: http://datascomemorativas.org/dia-do-enfermeiro-12-de-maio/#content

Nenhum comentário:

Postar um comentário