terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Como despersonalizar a bronca, para que o cão não associe coisas ruins a você

Photo credit: iRonInk / Foter / CC BY

Certas “broncas”, como o uso do borrifador de água, dizer “não” ou impedir o animal de fazer algo são correções que estão associadas a sua presença. Mas também existem maneiras de despersonalizar a bronca, para que o cão não associe coisas ruins a você ou se comporte mal quando você não estiver em casa.

Como faço isso?

Para realizar a correção despersonalizada, é necessário que você incorpore a “bronca” ao ambiente e que não seja algo ligado a você. Isso requer planejamento e atenção extra, mas, no fim das contas, vale a pena.

Em linhas gerais, a “despersonalização” desassocia a bronca de uma pessoa. Fazer com que um objeto, como um chaveiro bem pesado, caia no chão quando ele estiver subindo no sofá ou mastigando seu chinelo, por exemplo, é uma opção fácil, que interromperá o que ele está fazendo.

O que usar?

As opções são diversas e você pode utilizar coisas que estão disponíveis em casa, tornando tudo muito mais fácil. Use objetos que causam desconforto quando o animal pisa ou faz xixi sobre eles, como, por exemplo, fita adesiva, fita dupla face, papel alumínio ou filme de PVC.

Existem ainda sprays repelentes para ambientes ou com gosto amargo, que podem ser borrifados nos objetos e impedirão que o cachorro consiga roer ou morder os móveis, por causa do gosto desagradável.

O dono também pode prender algum objeto barulhento em um barbante e puxá-lo quando o cão estiver tendo alguma conduta inadequada – mas sem que ele associe claramente a ação à pessoa, ok? Continue com o que estava fazendo, sem olhar para o cão, pois, dessa maneira, ele achará que foi corrigido por “alguma entidade invisível” e evitará repetir o ato, mesmo quando você não estiver presente.

ATENÇÃO: no caso de cães medrosos, devemos tomar cuidado para não assustá-los. Use objetos e técnicas que causem somente um pequeno desconforto, não um susto. É importante, nesses casos, contar com a ajuda de um profissional, para avaliar a conduta mais adequada.

Seja cauteloso!

Lembre-se: nenhuma bronca deve deixar o cão com medo de você! Ele deve ter receio de fazer as coisas que foram proibidas, não do dono.

Fonte: Livro Adestramento Inteligente, de Alexandre Rossi.



http://caocidadao.com.br/dicas/despersonalizacao-de-broncas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário