Porquinhos-da-índia
formam excelentes famílias de bichinhos de estimação, especialmente
para as crianças mais novas que podem não se sentir confortáveis com
animais mais delicados, como os hamsters por exemplo. Um
porquinho-da-índia é muito resistente e menos propenso a morder.
Dependendo da raça, o porquinho-da-índia pode perder um pouco de pelos,
mas os porquinhos-da-índia gostam de se ajeitar e se importam com sua
aparência. De maneira geral, os porquinhos-da-índia proporcionam muitos
anos de companheirismo, requerendo poucos cuidados de seus donos. Um
porquinho-da-índia pode ficar sozinho durante uma saída noturna
ocasional, ou hospedado com um médico veterinário. Mas, há algumas
coisas que os donos de um porquinho-da-índia precisam saber sobre
cuidados e alimentação. Apesar de os pontos básicos serem cobertos neste
artigo, se você realmente quer que seu bichinho de estimação seja
saudável e feliz eu recomendo o excelente guia Guinea Pig Care Secrets.
- Porquinhos-da-índia são estritamente vegetarianos, e sua principal fonte de alimento enquanto em cativeiro é ração comprimida de alfafa e outros ingredientes. Os porquinhos-da-índia tendem a preferir sempre a mesma marca de ração que já estão acostumados a utilizar, sendo assim os novos donos devem fazer todos os esforços para utilizar a mesma ração que a loja de animais de estimação ou antigo dono forneciam. As melhores rações para porquinhos-da-índia são fortificadas com Vitamina C, uma vitamina essencial não sintetizada pelo próprio animal. Se a ração não é fortificada, então uma fonte adicional (gotas, comprimidos vitamínicos, etc) deve ser fornecida. Algumas gotas de vitaminas solúveis na vasilha de água devem bastar.
- Se forem necessárias mudanças na dieta básica de ração, é melhor começar aos poucos. Continue a utilizar a ração original por alguns dias e, em seguida, adicione uma pequena quantidade da nova ração na mistura. Ao longo de algumas semanas, vá aumentando a proporção da nova ração até que a mudança esteja completa. Complemente a ração com grandes quantidades de molhos de capim-de-rebanho, que podem ser armazenados ao lado da gaiola em cestas vendidas em pet stores.
- Os porquinhos-da-índia adoram hortaliças e frutas, assim tenha sempre um suprimento fresco à mão. Você pode precisar experimentar diferentes alimentos para ver quais o seu porquinho mais gosta. Alguns porquinhos-da-índia gostam de salsa, enquanto outros preferem cenouras baby frescas (não cozinhadas) ou fatias de maçã. Evite frutas e legumes que estragam rapidamente, como a banana. Pense verde escuro quando se tratar de folhas. A alface iceberg clara não é muito nutritiva e pode causar gases.
- As guloseimas para porquinhos-da-índia incluem nozes, sementes e manteiga de amendoim. Procure por guloseimas pré-embaladas, formulados especialmente para pequenos animais, em sua loja pet local. Novamente, pode haver um período de tentativa e erro enquanto seu porquinho-da-índia experimenta cada nova guloseima. As guloseimas devem ser retiradas da gaiola para evitar que seu animalzinho coma em excesso. Os porquinhos-da-índia continuarão a comer enquanto houver comida disponível, até mesmo ao ponto de se empanturrarem.
- Os porquinhos-da-índia geralmente apreciam rosquinhas de sal e pedaços para mascar. Os dentes da frente dos porquinhos-da-índia crescem continuamente, e por isto eles precisam de um meio para mantê-los reduzidos. Pode haver sal suficiente na ração para manter a saúde, mas o sal extra em uma rosquinha salgada não fará mal nenhum. Um porquinho-da-índia poderá precisar que seus dentes frontais sejam cortados profissionalmente, juntamente com as unhas dos dedos do pé.
- Evite partículas de madeira oleosa quando escolher um material para o leito. O material mais barato disponível é normalmente feito de pinheiros padronizados, e pode ser muito oleoso e cheio de poeira. A melhor escolha é uma cama feita de madeira de Álamo, que tende a ser mais seca, menos oleosa e com maior capacidade para absorver odores. Muitos donos e lojas para animais preferem usar pedaços de papel em vez de madeira. O material é mais suave para o corpo do porquinho-da-índia, absorve mais umidade do que a madeira e dura mais tempo entre as mudanças.
- Não se alarme se o seu porquinho-da-índia começar a comer as suas próprias fezes. Este é um comportamento normal. Pelo fato de os porquinhos-da-índia serem vegetarianos, seu organismo não consegue produzir certas vitaminas e enzimas para a produção das proteínas essenciais ao crescimento. Algumas das suas fezes mais escuras contêm esses nutrientes, e então os porquinhos-da-índia vão ingeri-las rotineiramente.
- Os porquinhos-da-índia são mestres em esconder as suas verdadeiras condições médicas, portanto observe-os cuidadosamente. Confira os níveis da água e de alimentos para ver se o seu animalzinho ainda está comendo e bebendo quantidades saudáveis. A falta de dejetos poderia indicar constipação. Fezes líquidas ou mal formadas podem indicar diarréia, que é uma complicação grave em porquinhos-da-índia. Leve-o rapidamente a um veterinário. Os porquinhos-da-índia também são propensos a infecções respiratórias, por isso nunca deixe as suas gaiolas perto de áreas com correntes de ar. Espirros ou uma aparência vidrada em volta do nariz e dos olhos podem indicar uma doença respiratória grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário