No verão os cachorros sofrem com a proliferação das pulgas e dos carrapatos. Mas no inverno a pelagem do seu cão também pode ser vítima de alguns inimigos da pele. Os problemas dermatológicos no inverno estão relacionados ao excesso de banhos e à deficiência em secar adequadamente a pelagem devido à temperatura mais baixa.
Por essa razão, o veterinário recomenda que, a medida que o frio for mostrando sua cara, donos diminuam a frequencia dos banhos e dêem uma atenção extra a secagem do pêlo. Nada de deixar seu bicho ao ar livre para secar naturalmente.
O PROBLEMA pode se tornar ainda mais profundo entre algumas raças que são conhecidas pela alta frequencia de doenças na pele. São elas: Bull Terrier, Pitbull, Pastor Alemão, Cocker, Sharpei, Mastin Napolitano e Akita.
Essas raças têm problemas devido ao fator genético, relacionado ao desenvolvimento da raça; outras devido às dobras de pele; ou ainda devido à pelagem. No Bull Terrier, por exemplo, a razão pode ser a ausência de pigmentação da pele nos cães brancos.
Listamos os problemas dermatológicos mais frequentes em cães:
MICOSE
Coceira e queda de pêlo, normalmente de formas circulares.
SARNA
Coceira intensa, queda de pêlo, descamação e vermelhidão.
ALERGIA
Os sintomas variam muito, dependendo do tipo e da causa. Geralmente apresentam coceira, vermelhidão e queda de pêlo.
PIODERMITE
Coceira e queda de pêlo. Pode haver pus, mau odor, vermelhidão e edema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário