quinta-feira, 6 de agosto de 2015

População: Relatórios de organismos da ONU manifestam preocupação com as taxas de crescimento das zonas urbanas no mundo

População

São cada vez mais freqüentes relatórios de organismos da ONU e de outras instituições que manifestam preocupação com as taxas de crescimento das zonas urbanas no mundo. Um deles lembra que são ali mais um milhão de pessoas a cada cinco dias, 6 milhões por mês, mais de 700 milhões de pessoas que se somam a cada ano à população urbana no mundo, que já representa mais de metade do total. E isso significa mais consumo, mais perda de recursos naturais.

Até 2030 as áreas urbanas ocuparão mais um milhão e meio de quilômetros quadrados, um territórioigual aos da França, Alemanha e Itália juntos - e isso não é sustentável, dizem os estudiosos. 70% das emissões de poluentes que contribuem para mudanças climáticas já acontecem nas cidades. E tudo pode piorar, porque a população urbana mundial pode passar dos atuais 3,5 bilhões de pessoas para 6,3 bilhões em 2050.


Também contribuirá para isso a maior expectativa de vida das pessoas: hoje, são 893 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo; em meados do século, serão 2,4 bilhões. No Brasil, já próximo de 200 milhões de pessoas, embora o número de filhos por mulher tenha caído em poucas décadas de 6,3 para 1,9, abaixo da taxa de reposição, segundo o IBGE, a população ainda continuará a crescer nesta e na próxima década, até estabilizar-se. Porque existem muitas mulheres férteis, que nasceram a partir de 1970, e porque há mais idosos, com o aumento da expectativa de vida.

Mas não haverá como escapar ao aumento da população mundial e urbana nos próximos tempos. Na China, em uma década nasceram quase 70 milhões de pessoas. Na Índia, 170 milhões. E em ambos os países a taxa de crescimento nas cidades é muito alta. A 9 bilhões de pessoas no mundo, pelo menos, vamos chegar. Com muito mais problemas que hoje.

Comentário exibido em 5/08/2012
Autor Washington Novaes


Fonte:
Repórter Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário