Assistir a vídeos de gatinhos fofos na internet pode parecer uma grande perda de tempo. Mas uma pesquisa publicada nesta semana pode aliviar o peso na consciência de quem dedica longos minutos do dia a essa atividade aparentemente inútil.
Nala, uma das ‘gatas celebridade’ que viraliza em vídeos da internet (Foto: reprodução/iamnalacat)
A pesquisadora Jessica Gall Myrick, professora de Comunicação da Universidade de Indiana Bloomington (Estados Unidos), entrevistou quase sete mil internautas sobre o que eles achavam dos vídeos de gato e como eles afetavam seu humor.
Sua intenção era descobrir, por exemplo, se ver vídeos de gato on-line tem o mesmo efeito de realizar terapia com animais ou se as pessoas se sentem mal depois de assistirem a esse tipo de vídeo por causa da culpa por estarem procrastinando.
Os resultados, publicados na revista científica “Computers in Human Behavior”, revelaram que as pessoas se sentem com mais energia depois de assistir a esse tipo de vídeo. Elas também relatam menos emoções negativas como ansiedade, irritação e tristeza.
A pesquisa constatou que o prazer de assistir aos vídeos é maior do que a culpa que as pessoas sentem por procrastinarem. Pessoas que têm gatos ou com algumas características pessoais como timidez e amabilidade têm mais propensão a verem esses vídeos.
Os pesquisadores constataram ainda que os apreciadores de vídeos de gato costumam vê-los no trabalho ou enquanto estudam. “Algumas pessoas podem achar que assistir a vídeos de gato on-line não é um assunto sério o suficiente para uma pesquisa acadêmica, mas o fato é que é um dos usos mais populares da internet atualmente”, disse Jessica em um comunicado divulgado pela Universidade de Indiana. “Se quisermos entender melhor os efeitos que a internet pode ter em nós enquanto indivíduos e enquanto sociedade, então os pesquisadores não podem mais ignorar os gatos da internet.”
A neurocientista Carla Tieppo explica que vídeos de bichinhos de estimação, por exemplo, estimulam os nossos melhores sentimentos. “É fofo ver algo descontraído, estimula hormônios como a ocitocina”.
Fonte:
- See more at: http://www.caesegatos.com.br/assistir-a-videos-de-gatos-na-internet-pode-aliviar-ansiedade-diz-estudo/#sthash.Qqqu3D0S.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário