Mito ou verdade? Nunca pegue um filhote de passarinho que caiu do ninho, mesmo se for para ajudar. Entenda:
Se você achou um ovo ou um passarinho caído do ninho, melhor do que cuidar do filhote por conta própria é devolvê-lo à sua moradia. Isso porque, se deixarmos a ave muito tempo conosco, os pais depois podem ter dificuldade para reconhecer a cria, por causa do cheiro.
O simples ato de segurar um animal muito novo na mão já o deixa com o nosso odor. Portanto, os fihotes não são rejeitados, mas podem nunca mais serem achados pelos progenitores.
“Para todos os animais recém-nascidos, quanto menos contato com pessoas diferentes e interferência de sons e cheiros estranhos, melhor para o bebê”, assegura Christiane Prisco, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi (SP). Mas, antes de devolver o passarinho ao ninho, observe ao redor se os pais não estão por perto. Muitas vezes, eles estão supervisionando a cria a distância e logo o resgatarão.
DE PATAS ABERTAS
Assim como os humanos, os animais também podem adotar filhotes de outros pais. “Alguns pesquisadores acreditam que os bichos adotam porque são capazes de sentir empatia, ou seja, de perceber as necessidades de outro indivíduo”, afirma Pâmela Agostinho, veterinária da Pet Center Marginal (SP).
Tambémnão é difícil encontrar casos deanimais que adotam outros de espécies diferentes. Inclusive, o acolhimento de presas por predadores. “A adoção ainda pode acontecer por relação de benefício mútuo, como companheirismo social. Nesses casos,o vínculo pode ser mantido se não houver condições de competição ou estresse entre as espécies”, explica a veterinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário