quinta-feira, 11 de junho de 2015

Por que fornecer alimento úmido para gatos?




Sandra Prudente Nogueira

Originários provavelmente do deserto, os gatos bebem pouca água e sua urina é bastante concentrada. Ao consumir uma presa, o gato consome também água, visto que, independentemente de ser um rato ou um pássaro, a água representa 60% do organismo. Porém, a ingestão espontânea de água por essa espécie frequentemente é pequena. Um gato pode passar várias semanas sem se alimentar, mas não suportaria dois dias sem água.
Assim como todas as demais espécies vivas, os gatos necessitam de nutrientes para sobreviver. É considerado nutriente qualquer constituinte do alimento, atuando como elemento estrutural, participando de reações bioquímicas para o correto metabolismo, transportando substâncias, mantendo a temperatura corporal e suprindo energia. Os nutrientes são divididos em seis categorias: água, carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. Em termos de sobrevivência, a água é o nutriente mais importante do organismo. É preciso levar em conta que dois terços do seu organismo são constituídos por água.

O alimento úmido apresenta grande teor de umidade que geralmente varia entre 60 e 87% (Foto: divulgação)
Gatos e cães obtêm água a partir de três fontes: pela ingestão dos alimentos (água contida nos alimentos), pela via metabólica (o organismo produz água a partir do metabolismo de nutrientes) e pela água ingerida diretamente sob forma líquida. Quando ocorrem variações no teor de água do alimento, os animais saudáveis são naturalmente capazes de alcançar o balanço hídrico aumentando ou diminuindo sua ingestão hídrica voluntária (água livre).
Devido ao hábito natural dos gatos de ingerir pouca água, estratégias são necessárias para estimular o consumo de água pelo animal como: espalhar potes de água sempre fresca e limpa pela casa; fontes de água correntes e cubos de gelo nos potes.
Há diferentes tipos de alimentos comerciais para gatos e um dos critérios para classificação destes produtos é o teor de umidade que pode influenciar diretamente na ingestão hídrica. Os alimentos comerciais classificados de acordo com teor de umidade são: alimento seco, semi-úmido e úmido. O alimento úmido apresenta um grande teor de umidade que geralmente varia entre 60 e 87%, diferente do alimento seco que pode apresenta entre 6 e 12%. A maioria dos gatos come somente alimentos secos, mas o número de gatos que são alimentados com alimentos úmidos ou alimentação mista (alimentos secos e úmidos) está crescendo. O alimento úmido apresenta diversos benefícios dentre eles promove um aumento da ingestão hídrica, pois ao mesmo tempo em que o animal ingere um alimento para atender suas necessidades nutricionais, ele também ingere água em quantidades significativas. Os gatos que consomem alimentos úmidos bebem menos água quando comparados aos animais que consomem alimentos secos, devido ao maior teor de água nos alimentos úmidos em relação aos secos.
É importante nos atentarmos à quantidade de ingestão de água (ingerida sob a forma líquida ou alimento úmido) já que ela pode auxiliar na manutenção do balanço hídrico sendo fundamental não somente para preservar as funções fisiológicas como também para evitar a formação de cálculos urinários.
Outro benefício dos alimentos úmidos é que eles apresentam alta palatabilidade. Gatos e cães convalescentes podem apresentar hiporexia ou anorexia e muitas vezes oferecer somente alimento úmido ou misturar alimentos secos com úmidos pode ser uma boa alternativa para estimular a ingestão de alimentos.
Referências:
CASE, L.P.; DARISTOTLE, L; HAYEK, M.G; RAASCH, M.F. Canine and Feline Nutrition. Mosby Elsevier. Third Edition. pg. 9-12, 2012.
Enciclopédia do Gato Royal Canin. Disponível em: www.enciclopediagato.royalcanin.com.br. Acesso em: 27/01/2015. pg.371-372.
FASCETTI, A. J. & DELANEY, S.J. Applied Veterinary Clinical Nutrition. Wiley Blackwell, 2012.
VASCONCELLOS, R.S. Nutrientes essenciais para cães e gatos (parte 1) – Água. Revista Pet Food, n.18, p.62-64, 2012.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário