Sabe aquele momento em que você está tranquilo e quer somente descansar quando, de repente, escuta uma sequência de latidos, uivos e uma sinfonia de “au-aus” que não param nunca? Por mais que amemos nossos pets, isso é bem irritante, ainda mais se não sabemos como controlar a histeria do bicho.
A especialista em comportamento canino Daniela Prado, do LordCão - Treinamento de Cães, no Rio de Janeiro-RJ, diz que latir é pouco saudável, pois essa vocalização é similar a um grito. “O animal late para aliviar o estresse, dizer que tem algo de errado, avisar que alguém está por perto, e, se o dono não interfere, ele entende que pode latir. Logo, isso se torna um hábito”, explica.
Para o adestrador da Cão Cidadão Rodrigo Nojiri, não podemos esquecer que o latido é uma forma de comunicação para os cães, além de ser um comportamento autorrecompensante, ou seja, traz alívio ao animal. “Para resolver o problema dos latidos, o dono deve descobrir e acabar com o motivo que leva o cão a ter esse comportamento, que pode se dar por diversos fatores psicológicos,como medo, ansiedade, excitação, tédio, entre muitos outros”, esclarece Nojiri.
Ainda segundo ele, frequentemente, os donos reforçam comportamentos indesejados, como os latidos, sem nem sequer perceberem. “Só o fato de você falar com o bicho, mesmo que seja em tom de repreensão, tocar ou olhar na hora em que está latindo ou fazendo algo errado, para ele, isso já é uma conquista, pois conseguiu ganhar a sua atenção”, ressalta o especialista.
Regrinhas infalíveis
Mimos demais, carinhos, petiscos e atenção oferecidos na hora em que o animal fez algo de errado o induzem a entender que está sendo recompensado por aquilo. Não deixe para agradar o bicho somente quando ele faz algo certo ou legal.
Dar atenção num momento em que o pet estiver quietinho, na dele, mostra que você se importa com ele em todos os momentos.
Além disso, quando o animal começar a se comportar de maneira inadequada, assuste-o com um spray d’água ou com algum barulho, pois assim ele associará o mau comportamento com essa resposta negativa. Exercícios físicos também ajudam a gastar a energia de outra forma. Para finalizar, o melhor meio de evitar os latidos é a prevenção, sociabilizando corretamente os filhotes.
Texto Jaqueline Lasko / Foto: Shutetrstock
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário