segunda-feira, 18 de maio de 2015

Como cuidar de chinchilas: um animal dócil, manso e muito brincalhão




A chinchila é um animal dócil, manso e muito brincalhão, de hábitos noturnos, que vive em grupos e gosta de escaladas. Pode viver até os 20 anos de idade. É um roedor que não provoca ruídos incômodos, tampouco exala algum tipo de odor.

Esse animal não exige muitos cuidados do seu dono. Entretanto, se malcuidada, pode transmitir uma infecção bacteriana chamada de salmonelose, além de micoses causadas por fungos. 

Tomando medidas básicas de higiene, o animal terá uma vida saudável. A gaiola da chinchila precisa de limpeza, sempre que necessário. Conjutivite, pneumonia, diarréias são os problemas mais corriqueiros da espécie.

É importante reservar espaços na gaiola para que ela possa se exercitar, como uma rodinha e locais para fazer suas escaladas. Outros itens indispensáveis são a casinha, o comedouro e bebedouro. Recubra o pisco com feno, com limpezas diárias e temperatura ambiente abaixo de 30º C.

Nada de água no banho da chinchila! Em troca, disponibilize um recipiente com carbonato de cálcio (pó de mármore), vendido em lojas pet shop, por 10 minutos dentro da gaiola, para que o animal tome “banho” e se refresque. 

No quesito alimentação, ofereça ração balaceada apropriada para o animal, complementando com frutas como maçã, pera e uva passa. A chinchila não precisa ficar sempre presa na gaiola. Afastando objetos que possam lhe ferir, o dono pode soltá-la, para que possa fazer um passeio livre pela casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário