segunda-feira, 4 de maio de 2015

Chega de sapatos destruídos. Dicas para fazer o pet parar de morder e destruir suas coisas


Se o seu cão é cismado com seus objetos pessoais, a primeira lição é não brigar com ele, ensina Ricardo Nagamine, da Adestramento Argus.“Em seguida, tire o objeto de seu alcance e faça com que ele se ocupe com seus próprios brinquedos”,completa. Muitos cães, atacam os objetos pessoais do dono porque adoram novidades no ambiente.“Assim, para que ele abandone seu sapato, deixe outras novidades que chamem a atenção do cão em seu meio.” 

Há ainda outro motivo que pode levar o peludo a atacar o que não deve: o desejo de ter você mais perto dele. “Toda vez que o cão destrói um objeto, o dono aparece para dar bronca. 

Na maioria das vezes, o cão não entende que está sendo repreendido e continua como comportamento”, diz Nagamine, que ensina a maneira corretade “puxar a orelha” do cão:

 “Diga um ‘não’ firme, deixe ele entender que você não gostou do que ele fez e, em seguida, o ignore. Você pode apertar a nuca ou dar uma puxadana coleira para que ele entenda que ‘pisou na bola’”. Essas dicas valem para todos, inclusive os Labradores, experts na arte da destruição.

Gasto de energia diário

Segundo o médico veterinário Marcio Esteves, “a frequência e a intensidade dos exercícios variam conforme a raça, sexo, idade e saúde, principalmente do aparelho cardiorrespiratório e locomotor, do animal”. A seguir, veja as sugestões de Esteves para o tempo de gasto de energia - que deve ser dividido em dois turnos - em cada perfil de cão.

Buldogues: 40 minutos/dia

Cães pequenos: 60 minutos/dia

Médio porte: 80 minutos/dia

Grandes: 120 minutos/dia

Hiperativos: 120 minutos/dia

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário