Várias doenças podem vir a acometer o sistema avicultor. Para evitar que algumas moléstias tragam prejuízos é necessário vacinar os animais. Dentre as doenças que acomete as aves e que existem vacinas estão: Marek, Coriza Infecciosa, Newcastle, Bouba Aviária e Bronquite infecciosa.
As aves devem ser vacinadas ao nascer por via subcutânea no dorso do pescoço contra a doença de Marek.
Contra a coriza infecciosa os animais são vacinados duas vezes, uma dos 25 a 40 dias e outra quando completarem 80 a 90 dias, por via subcutânea no dorso do pescoço.
A vacinação contra a Newcastle ocorre por via ocular ou nasal, são três doses, sendo a primeira entre 3 a 10 dias; a segunda entre 21 a 30 dias; e a terceira entre 45 a 60 dias.
Contra a bouba aviária há três doses com reforço anual. A primeira dose deve ser ministrada com 1 a 5 dias; a segunda dose com 80 a 90 dias; a terceira dose com 180 dias. A vacinação é feita por punção na membrana da asa ou ainda com 1 gota no poro da coxa.
A vacinação contra a bronquite infecciosa é colocada na água. A primeira dose deve ser ministrada aos 4 dias, a segunda com 4 semanas e a terceira após o pico de reprodução.
É importante que se deve vacinar somente as aves em bom estado de saúde, não utilizar água clorada para a diluição da vacina e sim água mineral ou de poço previamente fervida, e ainda é necessário vacinar o plantel regularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário