terça-feira, 3 de março de 2015

Como cuidar de chinchilas de estimação



As chinchilas são ótimos bichinhos de estimação. Afagá-las é uma delícia! Seu pelo é o mais macio do mundo - trinta vezes mais macio que o cabelo humano. Muitas chinchilas são gregárias, e gostam de interagir com pessoas, embora haja uma ampla variação na maneira como se sociabilizam. Cada chinchila tem sua própria personalidade!
Você precisa de alguns itens, e algum conhecimento básico para manter sua chinchila segura e saudável.
  • GAIOLA. A gaiola de sua chinchila deve ter pelo menos 60 cm de comprimento, 60 cm de largura e 45 cm de altura. Uma gaiola maior será ótimo, se você tiver espaço. As chinchilas são criaturas ativas, e vão correr ao redor das paredes. Uma pequena gaiola de viagem também é muito útil. A gaiola deve ser feita de tela de fio galvanizado, com um piso de bandeja de metal. Gaiolas de madeira ou de plástico podem ser um perigo! As chinchilas roem, e podem morrer se ingerirem plástico ou madeira tratada.
  • O LUGAR DA GAIOLA. As chinchilas não podem suar, assim a gaiola deve ser mantida em locais frescos. A temperatura da sala nunca deverá ser mais alta que 27oC, e o ar deve circular livremente. O calor em excesso pode ser fatal. Se a sua chinchila está letárgica, e as veias em suas orelhas estão saltadas, muda-a imediatamente para uma área mais fria. Um pequeno ventilador também ajudará a baixar a temperatura de sua chinchila para uma medida segura. A pele da chinchila, como a penugem da fêmea do ganso ou a camada mais baixa do pelo de alguns cachorros, retém calor prendendo ar aquecido próximo à pele. É por isto que os casacos de pele e os acolchoados de penugem são mais quentes do que os outros. A brisa do ventilador levanta o pelo da chinchila e puxa o ar quente para longe do seu corpo, o que tem um efeito de resfriamento. As chinchilas assustam-se facilmente com movimentos súbitos e sons altos. Em geral ficam mais felizes quando a gaiola é colocada encostada a uma parede, ou mesmo em um canto.
  • PRATINHOS DE COMIDA E POTES DE ÁGUA. Algumas gaiolas já vêm com recipientes para comida e água. O pratinho para alimento de uma chinchila não precisa ser muito grande, mas deve ser feito de um material que não possa ser roído (não de plástico!). Deve ser fixado à tela da gaiola, ou ser muito pesado para a chinchila conseguir movê-lo ou virá-lo. O recipiente para água deve ser fixado do lado de fora da gaiola. Deve haver um obstáculo de metal entre a gaiola e o pote de água, para a chinchila não conseguir roê-lo. Mantenha a borda superior limpa, e troque a água todos os dias.
  • BRINQUEDOS PARA ROER. As chinchilas precisam roer. Seus dentes nunca param de crescer, então têm que ser gastos, sendo usados para roer. Um bom pedaço de pinho não tratado, de 20 cm de comprimento, é o melhor brinquedo para roer. Tronco de parreira, salgueiro, amoreira, pereira e algodoeiro também são seguros. Pedaços de pedra-pome também são bons brinquedos para a chinchila roer. Nunca dê à chinchila objetos que tenham sido pintados, tingidos ou tratados quimicamente de qualquer maneira. Cedro vermelho e madeiras de árvores de frutos cítricos contêm uma resina que é tóxica para as chinchilas.
  • BANHO DE POEIRA. As chinchilas selvagens rolam na poeira para se limparem, e dar-lhes um banho de poeira é a melhor maneira de ajeitá-las. Use um recipiente raso de metal enchido com 3 cm de areia sílica. Deixe o banho de poeira na gaiola por quinze ou vinte minutos, e a chinchila rolará sobre a areia para se limpar. As chinchilas devem banhar-se duas ou três vezes por semana. Não tente dar um banho com água na chinchila. Seu pelo é extremamente grosso e não seca facilmente, o que as torna vulneráveis a fungos na pele. O pelo da chinchila é tão denso, que pulgas e outros parasitas da pele não conseguem viver nele. Nascem 50 pelos ou mais em cada folículo (nas pessoas, nasce um pelo por folículo), o que dá uma média de mais de 20000 pelos por centímetro quadrado.
  • CAMA. Algumas folhas de jornal na chão da gaiola é o suficiente, e é fácil de trocar todos os dias. Se você optar por usar uma cama macia, serragem de pinheiro seca em estufa está ótimo. A madeira de cedro vermelho contém fenóis, que são tóxicos para a chinchila, por isto nunca deve ser utilizada. A cama dever ser trocada pelo menos uma vez por semana.
  • ALIMENTO. O sistema digestivo da chinchila é delicado, assim o melhor é ater-se a uma boa marca de ração em pelotas, especialmente formulada para elas. Ração para coelhos não é um substituto adequado. As chinchilas também precisam de forragem diariamente; esta não deve conter pó, e deve ter um cheiro adocicado. Dê á chinchila uma porção de erva-do-prado se a ração for à base de alfafa, e uma porção de alfafa se a ração for à base de erva-do-prado. "Guloseimas" ocasionais estão ok: nunca mais de uma vez por dia, nem em grandes quantidades. As chinchilas gostam muito de uva-passa.
  • EXERCÍCIO. A chinchila vai transformar os lados da gaiola em uma pista de corrida. Duas prateleiras ou poleiros de madeira darão a ela oportunidade de pular de um para outro. A maioria das rodas de exercícios não são seguras para as chinchilas. Lembre-se de que as chinchilas são animais noturnos. Elas farão a maior parte de suas corridas à noite.
Precaução.
  • Nunca prenda sua chinchila subitamente com os dedos ou com as mãos - especialmente não a sua cauda. As chinchilas soltam pedaços de pele para escapar das garras ou dos dentes dos predadores na natureza, e farão a mesma coisa se você as assustar com um toque inesperado.
Dicas Rápidas.
  • Você pode usar um ventilador portátil para manter o ar circulando, para que sua chinchila fique confortavelmente (e saudavelmente) fria quando fizer tempo quente.
Por: Teresa Carvalho


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário