quinta-feira, 12 de março de 2015

Em que frequência devo levar meu bichinho para um check-up no veterinário?





Um exame bem-estar é um exame médico de rotina de um paciente que está, aparentemente, saudável, ao contrário de um exame de um paciente que está doente. Um exame de bem-estar também pode ser chamado de um check-up ou um exame físico. O foco de uma visita de checagem de bem-estar é a manutenção de uma saúde ideal.
Quantas vezes devo levar meu bichinho para um check-up no veterinário?

A resposta a esta questão depende da idade do seu animal e estado de saúde atual. Quando filhotes, exames de bem-estar são recomendados em uma base mensal, enquanto que para o animal adulto check-ups anuais são a norma, e para animais meia idade ou idosos são recomendados exames semestrais.

Temos de lembrar sempre que os animais envelhecem em um ritmo mais rápido do que as pessoas. É um equívoco popular que um ano civil equivale a sete anos na vida de um cão, por exemplo. Na verdade, em um ano civil, um cão pode envelhecer o equivalente a 4-15 anos na vida de um ser humano. A razão para esta diferença dramática é que os filhotes atingem a maturidade muito rapidamente, e são essencialmente adolescentes ou adultos jovens co um ano de idade. Portanto, eles são considerados como o equivalente de um jovem de 15 anos por seu primeiro aniversário. Durante os anos seguintes, animais tendem a envelhecer em taxas mais regulares, lembrando que animais de raças grandes envelhecem relativamente mais rapidamente do que aqueles de raças pequenas.

Seu veterinário está na melhor posição para recomendar quantas vezes o seu bichinho de estimação deve ter um exame bem-estar, com base em sua raça específica, estado de saúde e estilo de vida.


O que o veterinário verifica durante um exame de check-up?
Durante um exame de rotina de bem-estar, o seu veterinário irá fazer-lhe perguntas sobre a dieta do seu bichinho, o exercício, sede, respiração, comportamento, hábitos, padrões de eliminação (ou seja, os movimentos do intestino e urina), estilo de vida e saúde em geral. Seu veterinário também irá realizar um exame físico. Com base na história do seu animal e no exame físico, o veterinário irá, em seguida, fazer recomendações para os tratamentos de medicina preventiva específicos, tais como vacinação, controle de parasitas (incluindo tratamentos preventivos para pulgas, carrapatos, parasitas intestinais e vermes), nutrição, cuidados da pele e pelagem, gestão de peso ou atendimento odontológico. Além disso, o veterinário irá discutir as circunstâncias individuais de seu animal e decidir se todas as outras recomendações do estágio de vida ou estilo de vida são apropriadas.
O que o meu veterinário verifica durante um exame físico?
Um exame físico envolve a observação do aspecto geral do animal, ouvindo o peito com um estetoscópio (“auscultação”), e “palpação”, ou sentir áreas específicas do corpo. Seu veterinário irá observar ou inspecionar:

Como seu animal anda e fica parado;
Se seu pet é esperto e alerta;

Condição geral do corpo do seu pet: se seu animal de estimação tem um peso e condição corporal corporal adequado (nem muito gordo, nem muito magro);

Pelagem – à procura de ressecamento excessivo, oleosidade excessiva, evidência de caspa, queda excessiva ou perda de pelos anormal;
Pele – à procura de oleosidade, ressecamento, caspa, caroços ou inchaços, áreas de espessamento anormal, etc;
Olhos – à procura de vermelhidão, secreção, evidência de lacrimejamento excessivo, caroços ou inchaços anormais nas pálpebras, nebulosidade, ou outras anormalidades;
Orelhas – à procura de secreções, espessamento, perda de cabelo, ou quaisquer outros sinais de problemas;
Nariz e rosto – olhando para a simetria, secreções, bem como o animal respira, se existem problemas relacionados com dobras da pele ou outros problemas aparentes;
Boca e dentes – à procura de tártaro, doença periodontal, se o animal tem os dentes do bebê, dentes quebrados, salivação excessiva, manchas ao redor dos lábios, úlceras ou em torno da boca, etc.

Seu veterinário irá auscultar:Coração – escutando a freqüência cardíaca anormal, ritmo cardíaco, sopros cardíacos (batidas “extras”);
Pulmões – ouvindo evidências de sons respiratórios aumentados ou diminuídos.

Seu veterinário irá palpar:Pulso – dependendo dos resultados de auscultação, o veterinário pode ouvir simultaneamente o peito e apalpar o pulso nas patas traseiras;
Gânglios linfáticos na região da cabeça, pescoço e patas traseiras – procurando por inchaço ou dor;
Pernas – à procura de evidências de claudicação, problemas musculares, problemas nervosos, problemas com as patas ou unhas dos pés, etc.
Abdômen – sentindo nas áreas da bexiga, rins, fígado, intestinos, baço e estômago, a fim de avaliar se esses órgãos parecem ser normais ou anormais, e se há qualquer evidência sutil de desconforto.


Em alguns casos, você não pode nem mesmo perceber que o seu veterinário está realizando algumas partes de um exame físico de rotina, especialmente se o seu veterinário não detectar qualquer anormalidade.
O que mais pode ser verificado durante um check-up com seu veterinário?
Seu veterinário irá recomendar uma nova amostra de fezes do seu animal (movimento do intestino) seja examinada como parte de cada exame de bem-estar. Esta amostra vai ser processada e avaliada microscopicamente para a presença de ovos do parasitas. Em filhotes, exames de fezes mensais são de extrema importância, uma vez que muitos filhotes terão parasitas intestinais. Seu veterinário também irá recomendar testes para dirofilariose, entre outras doenças.

Como parte de um check-up completo, o veterinário normalmente irá recomendar “testes de triagem de bem-estar”. Existem quatro categorias principais de testes bem-estar recomendados para os animais de estimação: Hemograma completo, perfil bioquímico, urinálise, e teste de hormônio da tireóide. Dentro de cada categoria, o veterinário irá aconselhá-lo sobre o quão extenso o teste deveria ser, dependendo da idade, histórico do animal e suas característica como peso, tamanho, raça etc

Por que são recomendados estes testes adicionais?
Animais de estimação não podem te dizer como eles estão se sentindo, e como resultado, a doença pode estar presente antes que você esteja ciente disso. Para complicar ainda mais, como parte de seu instintos de sobrevivência a maioria dos bichinhos de estimação irá esconder os sinais da doença subclínica (ou seja, uma doença que está em seus estágios iniciais e só está a causar sintomas mínimos). Isto significa que uma condição de saúde pode tornar-se altamente avançada antes de seu animal apresentar problemas óbvios ou reconhecíveis. Alguns sinais de alerta podem ser detectados por seu veterinário durante o exame físico ou mudanças sutis que são sugestivas de questões subjacentes podem ser encontradas, o que levará a recomendação para mais testes, conforme descrito acima.

Se uma doença ou condição pode ser detectada antes de um animal de estimação mostrar sinais de doença, muitas vezes podem ser tomadas medidas para controlar ou corrigir o problema antes que ocorram danos irreversíveis, melhorando assim o prognóstico para um bom resultado. Além disso, a detecção precoce e o tratamento são muitas vezes menos dispendiosos do que esperar até que uma doença ou problema se torne avançado o suficiente para afetar a qualidade de vida de seu animal.

Exames de bem-estar e os testes são particularmente importantes no animal de estimação geriátrico, uma vez que há uma chance maior de que a doença subjacente podem estar presentes. Esta é a razão pela qual os exames semestrais são recomendados para animais idosos.

Há algo que eu preciso fazer para preparar o meu bichinho de estimação para um check-up?
Quando você reservar a consulta com seu veterinário, você deve perguntar se você deve jejuar seu bichinho antes da visita. Você também deve perguntar se você deve trazer urina ou amostras fecais.

Prepare-se com algumas informações básicas, como a marca e o tipo de alimento que seu bichinho come, se a família o alimenta quaisquer sobras de comida, se você dá ao seu pet todos os suplementos, e se alguém na família tem notado algum problema. Este é também o momento em que você deve tomar nota de todas as preocupações que você possa ter e fazer investigações sobre estratégias ótimas de manutenção da saúde para o seu amiguinho.

Se ainda ficou alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas e estaremos aqui para ajudá-los!


Fonte:








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário