terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A osteoartrite: Rigidez, mancar ou outros sinais sutis de dor podem ser indicações de osteoartrite.



Se o seu cão pudesse falar seria muito mais fácil ser seu melhor amigo. Mas ele não pode lhe dizer que as suas articulações ficam rígidas depois que ele brinca muito. Ou que o seu quadril dói quando ele sobe ou desce escadas.

Então, ele conta com você para reconhecer os sinais de dor e menor mobilidade e fazer com que o seu veterinário diagnostique a causa. Rigidez, mancar ou outros sinais sutis de dor podem ser as primeiras indicações de osteoartrite.

Conheça os fatos
• A osteoartrite é uma das fontes mais comuns de dor crônica tratada pelos veterinários. É uma doença articular dolorosa, degenerativa, muitas vezes resultante de displasia coxo-femural ou de cotovelo.

• Nos Estados Unidos a osteoartrite acontece em um a cada cinco cães adultos - ou seja, mais de oito milhões de cães! E estes são apenas os casos que foram diagnosticados. O número de cães que efetivamente sofre com esta doença degenerativa é desconhecido porque muitos proprietários atribuem as mudanças sutis no comportamento de seus animais de estimação à "idade" ou a uma "menor rapidez" quando, na verdade, a causa poderia ser osteoartrite.

• Ainda que muitos casos ocorram em animais mais velhos, a osteoartrite pode afetar cães de qualquer idade.

• Os cães com excesso de peso são candidatos prováveis, mas cães de todos os tamanhos podem ser afetados.
• E ainda que os cães de maior porte sejam mais propensas a osteoartrite, todos podem desenvolvê-la, independente da raça.

Conheça os sinais

• Relutância em andar, subir escadas, pular ou brincar
• Mancar
• Ficar para trás nos passeios
• Dificuldade em levantar-se de uma posição de repouso
• Ganir de dor quando é tocado
• Mudanças de personalidade - resiste a ser tocado

Temperaturas baixas, mudanças súbitas no tempo ou exercício pesado podem tornar a dor pior e os sinais mais perceptíveis.

Conheça o alívio
Se o seu cão tem osteoartrite, o alívio da dor é possível com Rimadyl® (carprofen). Sem a dor, o seu animal de estimação pode movimentar-se livremente, novamente feliz.

Em um período de muitos anos, Rimadyl® é um dos avanços mais estimulantes em medicina veterinária. Na verdade, este antiinflamatório não esteroide, comumente conhecido como um "AINE", já ajudou a tratar a dor e a inflamação de quase 2,5 milhões de cães!

Com exceção da artroplastia, não há cura para a osteoartrite e a doença articular degenerativa em cães. Mas a dor associada a estas condições, a rigidez e a dificuldade de locomoção que provocam podem ser vencidas. Se você acha que seu cão apresenta algum dos sintomas apresentados anteriormente, converse com o seu veterinário. Lembre-se: seu cão depende de você. Ajude o seu amigo a recuperar a qualidade de vida.


Fonte: Pfizer Saúde Animal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário