segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pesquisa: mascotes são mais saudáveis e dóceis com cuidados femininos


Comportamento Canino

Cães são de Vênus


Estudo mostra que mascotes são mais saudáveis e dóceis quando estão sob cuidados femininos.
Diz a sabedoria popular que o cão é o melhor amigo do homem. A Ciência, porém, traz evidências de que é hora de rever esse conceito. Se é verdade o que diz o best-seller Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus, os cachorros também são venusianos. Uma pesquisa inédita da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) descobriu que os animais têm muito mais afinidade com as mulheres que com os homens. Sob os cuidados delas, eles se tornam mais sociáveis, saudáveis e pouco estressados.

''Mascotes são menos reativas com mulheres por ser tratadas com suavidade e de forma mais amistosa'', explica o professor Vanner Boere, orientador da pesquisa. ''As mulheres costumam estabelecer laços sociais mais extensos e duradouros que os homens, o que também se reflete em maior sociabilidade com animais de estimação'', afirma. As conclusões do trabalho foram baseadas na análise de padrões fisiológicos de 60 cães e seus donos. Freqüência cardíaca, hemograma e temperatura dos tímpanos indicam como andam as emoções dos cachorros. Nos donos, foram avaliadas pulsação e pressão arterial.

Nos últimos anos, uma safra de estudos científicos tem revelado que a presença de animais é capaz de atenuar o stress em humanos. A equipe de Boere queria saber se o inverso era verdadeiro, ou seja, se as pessoas influenciam o comportamento dos cães de acordo com seu estado emocional. A tese foi confirmada, com vantagem para as mulheres. Nas avaliações, elas apresentaram menos ansiedade enquanto aguardavam o atendimento de seus pets no Hospital Veterinário de Pequenos Animais da UnB. ''Ao mesmo tempo, verificamos que cães criados por mulheres tiveram menor ativação emocional, medida pela taxa de monócitos no sangue'', acrescenta a veterinária Gabriela Gutiérrez Wiedeman. Quanto mais elevado o nível de stress, maior a quantidade dessas células no organismo. Os pesquisadores constataram também que cães de mulheres apresentam temperatura mais elevada no tímpano esquerdo, o que está relacionado a emoções positivas.

Padrões fisiológicos dos cães e de seus donos foram analisados
Uma das participantes da pesquisa, a universitária brasiliense Renata Pedrosa Gadelha, de 23 anos, é um exemplo dessa teoria. Dona de quatro cachorros, ela tem voz pausada e sorriso fácil. Trata os bichos de estimação como se fossem da família. ''E são mesmo. Amo cada um deles. São tudo na minha vida'', diz. Renata cuida dos ''fofinhos'' com as melhores rações, banhos e tratamentos de higiene semanais, além de vacinas em dia e muita diversão. ''O quintal é deles, porque eles precisam correr.''

A saúde física dos animais também foi avaliada na pesquisa. E mais uma vez os cães das mulheres apresentaram condições mais favoráveis, com maior concentração de hemáceas e hemoglobina, parâmetros que indicam maior resistência contra doenças. O próximo passo dos pesquisadores será descobrir se veterinárias e adestradoras levam vantagem em relação aos profissionais do sexo masculino.
E também se o fenômeno ocorre em outras espécies de animais de estimação.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário