domingo, 21 de dezembro de 2014

Envenenamento em cães e gatos: sintomas e o que fazer nessas horas?



(Imagem: Shutterstock)

A intoxicação de cachorros e gatos por produtos tóxicos de forma acidental ou pelo uso irresponsável de venenos ocorre com frequência! Cachorros e gatos podem sofrer diversos tipos de envenenamentos. Produtos de limpeza, venenos para ratos, plantas e alimentos tóxicos e pesticidas utilizados em jardins podem ser ingeridos de forma acidental. Saiba o que fazer se você suspeita se o seu animal de estimação está envenenado.

Você suspeita que seu animal foi intoxicado devido a ingestão de qualquer tipo de veneno? Os sintomas são típicos e caso você tenha receio que isso tenha ocorrido com o seu cão ou gato de estimação, saiba sobre os principais sintomas aqui e o que você pode fazer.

Sintomas do envenenamento em cachorros e gatos


Logo após a ingestão ou mesmo o contato com o produto venenoso, alguns dos sintomas aparecem imediatamente

Não importa o tipo de produto tóxico ingerido pelo cão ou gato, os sintomas começam no sistema nervoso central e levam aos demais sintomas. A intensidade desses sinais depende da quantidade ingerida.

Gatos podem demonstrar os sintomas de forma mais sutil que os cães, e o proprietário demora a perceber. A razão disso é que os gatos, muitas vezes, ingerem quantidades menores do veneno. De forma geral, os sintomas mais comuns nas intoxicações por raticidas entre os cães e gatos são:


(Imagem: Shutterstock)


apatia: não responde a estímulos e há mudança brusca do comportamento normal;


salivação excessiva, misturada ou não com vômitos;


podem ocorrer fortes tremores musculares ou fraqueza: o animal não consegue ficar em pé;


pode ocorrer sangue na urina;


o animal não come e nem e bebe água.


Um comentário: