terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Doenças de peixes! Veja se o seu peixinho tem alguma!

Assim como qualquer animal de estimação, o peixe também pode ficar doente. Aqui estão algumas das doenças mais comuns e como tratá-las.

Vermes âncora

Sinais ou Sintomas
Peixe se coça contra objetos
A protuberância de fios verde-esbranquiçados da pele do peixe
Pontos de anexo das minhocas ao peixe são marcadas por inflamação
Causas
Introduzido em aquários por peixes infectados, jovens vermes âncora são pequenos crustáceos que escavam na pele do peixe e entram nos músculos. Ali eles começam a desenvolver e lançar ovos antes de morrer, deixando para trás os danos que podem ser início de uma infecção.
Tratamentos
Os métodos mais comuns incluem a remoção física do parasita e limpeza da ferida com iodo como anti-séptico. Também comum é dar um banho para peixes de água doce em água salgada (35 partes por milhão) por cerca de 5 minutos para vários dias, até que o parasita caia.

Caspa do corpo

Sinais ou Sintomas
Peixe se coça contra objetos.
Camada de muco nas guelras ou corpo.
Guelras se movendo rapidamente.
Guelras e barbatanas mastigadas
Pele avermelhada
Nota: peixe pálido com barbatanas caídas, respiração rápida e/ou barrigas vazias indicam mais extensa infestação.
Causas
Condições ambientais indesejáveis​​, incluindo má qualidade da água, a superlotação, e/ou estresse por espécies incompatíveis, cria condições que podem levar a surtos destrutivos. Solhas (platelmintos de aproximadamente 1 mm de comprimento) estão freqüentemente presentes em aquários, mas permanecem inofensivos em condições ideais. Evitar situações de estresse é a chave para a prevenção, mas uma vez que um surto ocorre, o tratamento imediato é fundamental.
Tratamento
Remédios apropriados para o problema podem ser usados, mas devem ser administrados com cuidado e de acordo com indicações do veterinário. As infecções secundárias também são comuns e podem ser tratadas com antibióticos ou remédios gerais, recomendados pelo veterinário apropriado.

Caspa nas Guelras

Sinais ou Sintomas
Brânquias infectadas e pele
Semelhante a íctio, mas o sinal revelador é o movimento e possivelmente pontos nos olhos, algo que não é encontrado na íctio. Use lentes de aumento para observar.
Uma vez que as brânquias são destruídas, os peixes vão morrer.
Causas
Condições ambientais indesejáveis​​-incluindo má qualidade da água, a superlotação, e/ou estresse por espécies incompatíveis criam condições que podem levar a surtos destrutivos. Solhas, que são platelmintos geralmente com cerca de 1 mm de comprimento, estão freqüentemente presentes em aquários, mas permanecem inofensivos em condições ideais. Evitar situações de estresse é a chave para a prevenção, mas uma vez que um surto ocorre, o tratamento imediato é fundamental.

Fonte:
Estimação - Porque seu pet precisa de atenção !

Nenhum comentário:

Postar um comentário