Primeiramente, tenha certeza de que você ensinou corretamente para o cão onde é seu banheirinho: quando ele fizer as necessidades sobre o tapete higiênico, xixi ou cocô, faça uma festinha e recompense com um petisco bem gostoso. Você perceberá que, depois de algumas repetições, o cachorro faz na fraldinha e vem avisar, para ganhar o petisco! Muitas vezes, o cão não faz sobre o tapete higiênico simplesmente por não saber que o banheiro é lá!
Se você está fazendo esse processo e seu cão continua errando, talvez o tapete esteja posicionado em um lugar desagradável para o pet: locais de passagem de pessoas, barulhentos, apertados, próximos da caminha ou comida podem desestimular o cão. Coloque o tapetinho em um local reservado, mais calmo. Se o cão for macho e erguer a patinha, coloque o tapete colado na parede, até o chão (em L) ou coloque um cone ou postinho sobre a fraldinha, para estimulá-lo.
Outra possibilidade para o cão que não quer fazer as necessidades no tapete sanitário é que ele acha que o tapete é brinquedo, e não banheiro! Pode parecer loucura, mas alguns cães tem o hábito de brincar com a fraldinha, arrancando as fitas adesivas das bordas e estraçalhando o gel absorvente. Então, com certeza, não vão querer fazer o xixi sobre esse brinquedo tão divertido! Para evitar esse comportamento, cole bem as bordas com fita adesiva grossa, de modo que o cão não consiga mover o tapete, e ofereça diversos brinquedos para ele, pois, se bater o ócio e ele não tiver opções, certamente vai mexer na fralda! Garrafas pet, caixas de papelão, cordas, cocos verdes, brinquedos de pelúcia, ossos de couro e naturais são boas opções. Só supervisione aquele cão que engole pedaços de brinquedos!
Por último, alguns cães não gostam de usar o tapete higiênico por pura questão de gosto! Assim como nós, pessoas, os cães também têm suas preferências e manias na hora de usar o banheiro. Alguns não gostam da textura, do odor, do tamanho ou de outra característica do tapete higiênico, portanto, vale a pena tentar trocar de marca para testar, ou mesmo mudar a superfície, usando jornal, grama sintética ou aquelas gradinhas plásticas vendidas nos pet shops.
O importante é utilizar a técnica de reforço positivo e recompensar o pet quando ele fizer as necessidades sobre o local escolhido, para que ele aprenda que esse é o lugar certo. Assim, sua casa ficará sempre limpinha e cheirosa, e seu pet satisfeito com o banheiro!
Fonte: Pet Center Marginal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário