segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Como evitar que o pet destrua móveis e objetos


Photo credit: joshDubya / Foter / CC BY

Para muitos donos de cães, um dos grandes problemas de seus peludos é o hábito de destruir objetos, sejam eles móveis, roupas, sapatos, e até mesmo seus próprios brinquedos. Para lidar com esse problema, é necessário compreender que destruir objetos é uma necessidade natural para a maioria dos pets, pois é dessa forma que eles brincam, gastam energia e interagem com os objetos e ambiente onde estão – principalmente os filhotes, que usam a boca para conhecer as coisas e também sentem desconforto devido à troca de dentes, o que causa mais mordidas e destruição.

Outra coisa importante é que, muitas vezes, os pets não recebem os brinquedos adequados e não são exercitados o suficiente. Isso pode causar tédio e, consequentemente, um interesse maior pelos objetos do ambiente, aumentando a bagunça.

Para diminuir o interesse do cãozinho por objetos proibidos, a medida mais simples a se fazer é impedir o acesso a eles: coloque o cesto de lixo sobre o balcão da cozinha, não deixe chinelos e sapatos à disposição do pet quando ele estiver sozinho, esconda fios de aparelhos eletrônicos atrás de móveis etc. Quanto menos oportunidades o cão tiver de interagir com os objetos, melhor será o treino.

Em contrapartida, ofereça brinquedos diferentes e em abundância para o cão, com texturas, cheiros e formas diferentes – ossos, brinquedos de pelúcia, plástico rígido e nylon, garrafas pet, cordas, tecidos com nós, brinquedos que dispensam alimento etc. Principalmente os filhotes serão beneficiados com essa medida, pois, assim que sentirem vontade de mastigar por causa do desconforto nas gengivas, com certeza um brinquedo estará por perto, evitando que ele roa o pé da mesa ou o sapato, por exemplo.

Outra forma de diminuir o interesse do cão por itens proibidos é utilizar sprays repelentes, próprios para cães, que são vendidos em pet shops. Esses sprays devem ser aplicados algumas vezes ao dia nos objetos, diariamente. O cãozinho, ao se aproximar do objeto, sentirá o odor, e mesmo que tente morder, o sabor amargo o incomodará. Imediatamente, ofereça brinquedos adequados ao pet, para mostrar que ele tem opções melhores do que destruir a sua cortina nada saborosa!

Além disso, passeie com o cão! O passeio diário fará com que o cãozinho fique calmo e, com certeza, suas brincadeiras dentro de casa serão mais tranquilas. Muitas vezes, o problema de destruição é causado pelo fato do cão não se exercitar e ver coisas e cheiros diferentes no seu dia a dia.

Recompense o pet toda vez que ele estiver brincando com um de seus brinquedos! Dê petiscos, faça carinho, elogie, brinque junto, corra atrás, faça festa! O cãozinho perceberá que chama a sua atenção quando brinca com os brinquedos. Não fique triste se ele destruir um brinquedo novo ou retirar todo o enchimento do bichinho de pelúcia: é uma forma de ele se divertir e você estará poupando outros objetos!

Lembre-se: sempre que oferecer um brinquedo ao seu cão, supervisione as primeiras brincadeiras. Certifique-se de que ele não vai destruir e ingerir partes do brinquedo, pois, se isso acontecer, os objetos deverão ser mais resistentes ou comestíveis.

Fonte: Pet Center Marginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário