Mesmo quando estão velhinhos, é possível manter a qualidade de vida dos animais de estimação
A partir dos nove anos, cães e gatos já sao considerados idosos e, assim como os humanos são vulneráveis a doenças da velhice.
Hoje já existem formas de fazer com que o bichinho passe por essa fase com bastante saúde e até que faça companhia ao dono por mais tempo.
Os cães apresentam mais doenças do que os gatos, mas a grande diferença é que osbichanos são mais discretos para mostrar os sintomas.
"Quando os gatos vão ao veterinário, normalmente, já estão com a doença num estágio avançado, impossibilitando o tratamento", explica Marcelo Quinzani, diretor clínico do hospital veterinário Pet Care Morumbi (SP). "As doenças mais comuns nos cães são artrite, artrose, problemas cardíacos e oftalmológicos. Já nos gatos as doenças renais são as que mais acometem os idosos" afirma Amanda Cologneze Brito, médica veterinária do Laboratório Mundo Animal- "para cada uma dessas doenças existem tratamentos específicos, mas existem cuidados caseiros que podem ajudar a manter a qualidade de vida do animal e até prolongar os seus dias".
O site VivaSaúde dá as dicas dos especialistas. Confira!
Mais saúde para o pelo dos pets
O banho e a toda devem ser realizados regularmente, depdendendo do tipo de pelagem da mascote. A escovação também não deve ser esquecida e, se necessário, o médico pode recomendar a utilização de suplementos com ômega 3 ou ômega. O controle de pulgas e carrapatos deve ser realizado a cada 30 dias.
Ouvidos sempre secos
Nunca deixe entrar água nos ouvidos dos animais. Sempre que forem tomar banho, a região deve ser protegida para evitar problema. Avaliações periódicas com o próprio veterinário do animal são de extrema importância e ele pode até recomendar a limpeza com uma solução específica para esssa região do corpo.
Olhos livres de secreção
É importante que eles sejam analisados em todas as consultas periódicas com o médico veterinário. Se apresentar secreção, não conseguir abrí-los ou ficarem vermelhos, um oftalmologista deve ser procurado com a maior urgência possível. Outra dica é realizar a limpeza com solução específica para os olhos, uma vez por semana, ou de acordo com a necessidade do animal.
Avaliações peródicas identificam problemas e podem tratá-los quando possível,
sempre com objetivo de manter a qualidade de vida do pet - afirma Quizani. Foto: Divulgação. |
Como fica a alimentação do bichinho
A ração deve ser trocada de acordo com as necessidades do animal e com o seu tempo de vida. Se ele estiver saudável, é recomendado, para a maioria das raças, que faça o uso de várias versõesSenior a partir dos sete anos de idade. Se forem obesos, sedentários, castrados, ou com alguma enfermidade, devem utilizar os modelos ligth oumedicinais, seguindo a indicação do médico.
Dentes limpos
Eles devem ser escovados, de preferência, todos os dias. O processo fica ainda mais fácil se forem condicionados desde filhotes, mas sempre é possível aprender. Avaliações anuais mais específicas, principalmente para as raças pequenas, que são as mais sujeitas a problemas periodontais, também são importantes desde os cinco anos de idade. Se for identificada a presença de tártaro deve-se procurar um profissional para retirá-lo sempre que necessário.
Coluna no prumo
Seo animal apresentar qualquer sinal de dor, o veterinário deve ser procurado. Evite também que ele suba ou desça escadas ou que escale nos móveis para, depois disso, saltar. Use peitoral no lugar da coleira e controle o peso para que a coluna não fique sobrecarregada. Acunputunra e fisioterapia podem ajudar a controlar tanto a dor quanto as doenças degenerativas. Também existem suplementos que, dependendo da recomendação do especialista, podem ser muito úteis.
Fonte: REVISTA VIVA SAÚDE
Fonte: REVISTA VIVA SAÚDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário