domingo, 26 de outubro de 2014

O calor está chegando; divirta-se com seu pet no verão

Os cães precisam de cuidados especiais durante o verão e viagens com a família,oferecer 
água fria e um local fresco e agradável para o animal descansar depois das
brincadeiras é ideal para a saúde do bichinho de estimação.


Você sabia que gatos e cachorros, assim como nós, também podem se queimar com o sol? Mesmo com todo pelo, faz parte de cuidar da saúde do seu bichinho protegê-lo da exposição excessiva aos raios solares, garantir que estão bebendo água fresca suficiente e se alimentando bem para aguentar todo o gasto de energia que essa época do ano exige. “Os cães, principalmente, necessitam de cuidados especiais durante o verão, pois a maior intensidade do sol afeta mais os fotossensíveis, como os Bóxers albinos e outras raças de pelos curtos”, orienta Josélio Andrade Moura, médico veterinário e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV). Mas como saber se o calor está sendo prejudicial ao seu pet? 


É fácil! Geralmente eles ficam ofegantes e mais parados. Se perceber que seu bichinho está se comportando assim, interrompa a brincadeira e leve-o até um local fresco e agradável, dando água friapra ele beber. Dependendo da raça, a tosa pode ser uma ótima opção para diminuir um pouco o que os especialistas chamam de capa espessa do animal.

Alguns bichos podem apresentar também vômito e diarreia. Nesse caso, procure imediatamente uma clínica veterinária. “Estes animais também podem adquirir câncer de pele, por isso, o passeio com os animais deve ser feito até as 9 horas da manhã ou depois das 16 horas, quando a incidência do sol e dos raios ultravioletas são menores”, sugere Urânia Almeida, da Associação Brasileira Protetora dos Animais (BA). “A excessiva exposição ao sol pode resultar em insolação. A temperatura corporal interna aumenta, a respiração acelera na tentativa de eliminar o calor, o pulso cardíaco aumenta, podendo sobrevir inconsciência e óbito”, alerta Mitika Hagiwara, médica veterinária e professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP(SP). A professora orienta também que a permanência em ambientes fechados e sem ventilação em dias muito quentes pode resultar em internação, cujas consequências são semelhantes às da insolação.


Dicas para ter uma boa viagem
Para viajar, é importante que os animais estejam com as vacinas em dia, incluindo contra Leishmaniose. Além disso, em cada tipo de viagem é necessário um tipo de cuidado específico. Em veículo próprio, certifique-se de que ele possui o contendor específico, adaptado para o cinto de segurança do animal. No caso de transporte público, principalmente avião, verifique as restrições da companhia aérea, e utilize o container adequado para cada raça. E não se esqueça de levar os agrados habituais: a coberta com a qual ele está acostumado, o brinquedinho preferido e a ração especial, caso use e não seja fácil de encontrar.


Cuidados com o que comem


Ao levar os animais de estimação para passear em locais de veraneio, eles podem comer plantas ou insetos que causam alergia. Fique atento para que seu amigo não coma qualquer coisa durante esse período. O ideal é educá-lo para não ter esse hábito. A veterinária Mitiko alerta que “dependendo da planta, pode ser fatal para o cão”. Caso isso ocorra, busque com urgência uma assistência veterinária. Para evitar complicações, não permita que o bichinho mastigue folhas e frutos, mesmo por brincadeira.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário