Os cães não são essencialmente carnívoros. São onívoros. Ou seja, digerem e aproveitam bem nutrientes de origem animal, bem como de origem vegetal. Cereais como milho, soja, trigo, arroz, cevada e sorgo são boas fontes de energia para eles. E, em casos específicos, também fornecem proteína, como acontece com a soja. Tubérculos, como mandioca e batata, são também importantes fontes de energia. Cenoura, beterraba, abobrinha e outros legumes podem fornecer fibras e energia - servi-los cozidos aumenta o aproveitamento dos nutrientes.
Verduras podem contribuir com algumas vitaminas e fibras, bem como a maçã e a pêra. Para quem não tem conhecimentos ou tempo para formular dietas caseiras, o ideal é alimentar o cão com uma boa ração comercial, pois nelas estão todos os nutrientes necessários e na proporção ideal. Por isso, ao atender pedidos dos seus cães, dê pouquinho, como se fosse petisco.
Nunca dê cebola aos cães, pois contém uma substância que causa danos às células vermelhas dos cães, o que pode resultar em anemia. E limite o consumo de verduras ricas em ácido oxálico, como espinafre e acelga, pois esse composto pode interferir na absorção de minerais. Lucas Domênico Elmor, zootecnista, especializado em nutrição de animais de companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário