segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Principais Doenças transmitidas por Animais Domésticos

Seu animal de estimação pode ser lindo, e você pode ter um carinho imenso por ele, mas cuidado com o contato indevido, como lambidas no rosto, beijo na boca do animal ou muito perto da boca e mordidas, pois muitos possuem um contato direto da boca com as fezes e com a urina, contraindo bactérias que são totalmente prejudiciais aos humanos.


Leptospirose

É uma doença transmitida pela bactéria “Leptospira interrogans”, e após infectados, os animais liberam essa bactéria pela urina, que quando entra em contato com os seres humanos, transmite a doença. Em alguns casos, mesmo quando vacinados, há risco dos animais tornarem-se portadores da bactéria. Os principais animais transmissores são os ratos, cães e gatos.
“Leptospira interrogans” penetra através da pele, de mucosas (boca, olhos, nariza) e também pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

Toxoplasmose

É uma doença infecciosa, causada pelo protozoário “Toxoplasma gondii”, que normalmente se encontra nos gatos, e chega ao homem pelo contato com as fezes do animal. Mas a doença pode ser contraída também com a ingestão, e manipulação de carne crua e leite não pasteurizado. O cuidado deve ser ainda maior em caso de gravidez, pois a doença pode causar má formações, deficiências, ou até levar o bebê à morte.

Brucelose

cachorro na praiaÉ causada pela bactéria do gênero “Brucella”, e sua transmissão pode ocorrer pelo contato com secreções vaginais dos animais, ou contato com o sangue, o feto e restos da placenta, e também através do consumo de leite não pasteurizado ou do queijo. 

Larva migrans

Doença causada por parasitas intestinais, normalmente encontrados em cães e gatos, e a contaminação ocorre através do contato com as larvas presente nas fezes dos animais. Ao defecar na terra ou na areia, alguns ovos são eliminados nas fezes, e se transformam em larvas, que ao penetrarem na pele, causam a doença. Portanto, não deixe que os cães defequem em praias e parques, evitando a transmissão de doenças. E ao evacuar em qualquer lugar, recolha as fezes.

Sarna

A sarna é transmitida através do contato direto com o animal, principalmente gatos, cães e coelhos. É causada por ácaros de diversas espécies. No homem, a sarna se manifesta por erupções vermelhas na pele, que coçam, e pioram com o calor. Nos animais, se manisfestam por crostas espessas na pele, queda dos pêlos, e erupções avermelhadas. Para evitar a sarna, mantenha o local onde se criam os animais bem limpo e higienizado, sempre dê banhos, e quando perceber alguma lesão na pele do animal, já procrue um veterinário.
Obs: Nem toda sarna é zoonose (doenças transmitidas por animais).

Micoses

São causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os pêlos dos animais, e quando os fungos se encontram em condições favoráveis ao seu crescimento, como locais muito úmidos, calor e baixa imunidade, eles se multiplicam e começam a provocar os sintomas da doença. E o contato direto com o animal, pode ter como consequência para os seres humanos, a transmissão da micose.

Raiva

filhote de cachorroÉ provocada por um vírus que ataca o cérebro e os nervos dos seres humanos, causando diversas dificuldades e complicações no corpo, e mata em 90% dos casos. Pode ser transmitida pela mordida, ou pela saliva do animal. Por isso, é de extrema importância a vacinação. Caso ocorra alguma mordida, procure rapidamente um médico ou um posto de saúde, para tomar as providências necessárias.
Outra doença transmitida por animais exóticos como os répteis, é a salmonelose, causada por bactérias. Por isso, ao manipulá-los, lave sempre as mãos. Para quem possui bronquite asmática e rinite alérgica, o contato com os pêlos do animal pode ser bastante prejudicial. 
Devido à essas e outras doenças, ao adquirir um animal de estimação, é preciso ter responsabilidade e conscientização de que alguns descuidos podem gerar muitas consequências. Portanto, dê todas as vacinas necessárias ao seu animal, esteja sempre atento à alterações no corpo ou no comportamento dele, e mantenha a higiene adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário