Cães agressivos podem se transformar, ao contrário do que muitos pensam. Para isso, é necessário compreender as razões para o aparecimento do comportamento e trabalhar, com muita persistência, cada uma delas.O cão agressivo não tem esse tipo de comportamento atoa. Por isso, é importante que o tutor preste atenção nestes fatores e os tire de sua rotina. Confira agora os 5 principais fatores que fazem seu peludo ser um animal bravo.
- Falta de socialização: é indicado que desde filhote ele receba esse tipo de estímulo, especialmente durante os três primeiros meses de vida. Com pessoas e animais.
- Carência de estímulos: “cães bravos muitas vezes acabam canalizando a falta de atividade física e mental para agressividade”, afirma André Rosa, especialista em comportamento animal e veterinário do Hospital Cães e Gatos 24h (SP).
- Dar excesso de liberdade ao mascote: “deixar que o cachorro deite no sofá o tempo todo, por exemplo, faz com que ele não entenda quais espaços são dele e quais são dos humanos, o que tende a geraragressividade. Isso pode levá-lo a acreditar que os humanos estão invadindo seu espaço (e não o contrário, como deveria ser)”, aponta Rosa.
- Algum incômodo ou até mesmo problemas neurológicos: por isso, recomenda-se consultar um veterinário para que sejam feitos exames que verifiquem se o problema vai além do comportamental.
- Cruzamentos imprudentes: vale ressaltar que não existe nenhuma raça predisposta à agressividade, ao contrário do que se pensa. O que pode acontecer é a influência genética resultante de cruzamentos imprudentes.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário