quinta-feira, 2 de junho de 2016

Vai correr com seu cachorro? Confira algumas dicas!

Veja algumas dicas!
Sabia que o seu melhor amigo pode ser o seu companheiro de corrida? Agora, não há mais desculpa para permanecer no sedentarismo. Que tal começar a fazer atividade física? Os cães podem te incentivar a praticar a corrida, mas é necessário respeitar os limites e tomar alguns cuidados. Que tal curtir e aproveitar a ideia?


A corrida traz muitos benefícios para a saúde do seu cão: fortalece os músculos, melhora o sistema cardiorrespiratório do animal, mantém o peso e melhora a qualidade de vida por diminuir a ansiedade e prevenir doenças como câncer.

Mas, nem todos os cães podem praticar a corrida. Por isso, antes de iniciar a atividade física converse com o veterinário, para saber o seu melhor amigo esta apto. Além disso, cães de companhia e de pequeno porte, tem as pernas mais curtas, o que limita um pouco as passadas. Há cães que têm focinhos mais curtos e que podem ter dificuldade para respirar durante a corrida.

Cães de grande porte também podem ter dificuldade para o esporte, devido ao peso e ao impacto que o esporte pode ter nas articulações. Antes de iniciar o exercício o cachorro deve estar em forma, por isso, se o seu melhor amigo esta com excesso de peso, é recomendado que ele faça uma dieta, de acordo com as orientações fornecidas pelo veterinário.

Cachorros muito idosos ou novos podem não aguentar o pique da corrida, assim como, cadelas grávidas ou que estejam em fase de amamentação. Para o esporte, as raças mais indicadas são as de porte médio como, por exemplo, Labrador, Golden Retriever, Dálmata, Pastor Alemão, entre outras.

Comece a treinar de forma moderada com o seu melhor amigo e, aos poucos, aumente a velocidade de forma gradativa, até que ele se acostume com o exercício. Não corra com o seu cachorro solto, ele deve estar preso na guia por segurança. Escolha uma guia que permita que o seu melhor amigo fique próximo a você, para que tenha controle.

Além disso, não se esqueça de levar água para o seu companheiro de corrida. Ele vai sentir sede como você durante o exercício e a hidratação é fundamental. Use protetor solar específico para cães no focinho e nas orelhas, se o seu cachorro for mais branquinho, mesmo que não tenha sol no dia. E antes de começar a corrida, não se esqueça de consultar o veterinário.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário