terça-feira, 28 de junho de 2016

Saiba como diminuir a queda de pelos do seu pet pela casa


Ao escovar regularmente seu cachorro ou gato, sendo de pelagem curta ou longa, com certeza você irá diminuir a quantidade de pelos soltos pela casa. Saiba alguns "truques" que podem ajudar a lidar com esse problema. No entanto, fique de olho: a queda de pelo em excesso em cães e gatos pode ocorrer devido a algum problema de saúde.

Todo dono de cachorro ou gato pode enfrentar um dilema quando se trata de cuidar da pelagem do seu pet. Como diminuir a quantidade de pelo espalhado pela casa? A primeira coisa a se verificar é se a queda dos pelos é normal. Cães de raças de pelo curto, como o Pastor Alemão ou o Shiba Inu, podem realmente ter épocas de muda de pelo ao longo do ano.
No entanto, quando a queda for excessiva, esse problema deve ser motivo para uma consulta ao veterinário. Problemas de pele nos animais podem ser causados por muitos fatores, desde alergias a doenças do metabolismo mais complicadas, como o hipertireodismo ou hipotireoidismo.

Como diminuir a queda de pelo dos cães e gatos?

Além de boa nutrição e cuidados com a saúde, banhos e escovação corretos são a resposta para o problema

Os banhos frequentes são imprescindíveis para ajudar na remoção dos pelos mortos e consequentemente diminuir a quantidade de pelos que podem soltar-se.
Se esse é um problema sazonal, ou seja, ocorre eventualmente com o seu pet, o ideal é garantir que seu cachorro ou gato seja escovado com frequência. Vale citar um tipo de escova rasqueadeira, que pode ser encontrada à venda em pet shops  e lojas especializadas em produtos para animais chamada de Furminator®.
Essa escova tem uma alta eficiência na hora retirar os pelos mortos e soltos, adequadas a cada tipo de pelagem, curta ou comprida. A grande vantagem que esse equipamento não requer muito esforço e não incomoda os pets (principalmente aqueles que não gostam muito das escovas tradicionais).
Esse acessório tem opções que podem ser adaptadas ao bocal de um aspirador de pó,  que pode ser a solução para eliminar os pelos do seu pet de móveis como sofás ou almofadas. Veja mais como esse produto funciona no vídeo abaixo:

O que não fazer para evitar a queda de pelos em cães e gatos

Paciência, escovação e aspirador de pó são fundamentais para lidar com essas épocas

Não existem outras formas de controlar a queda de pelos de cães e gatos que possam ser consideradas "alternativas mágicas" ou "caseiras". O uso de aspirador de pó é fundamental para ajudar na higiene do seu lar nessas épocas: é a forma mais eficaz de recolher os pelos soltos em sofás e camas.
Atenção: passar o aspirador no seu cachorro ou gato só irá fazê-lo te odiar e definitivamente essa não é uma boa opção!
Tosar os cães que tenham essa fase de mudança de pelos também não resolve o problema: o pelo continuará a cair. Ainda assim, essa pode ser uma alternativa para diminuir a quantidade de pelo solto pela casa, mesmo que nem sempre o resultado estético seja o desejável.
A manutenção da pelagem do seu pet em casa não dispensa idas cuidados profissionais. Qualquer alteração na pelagem de um cachorro, como a queda em excesso ou em pontos da pelagem, mudanças na textura, pelagem quebradiça e sem brilho deve sim ser motivo para uma consulta ao veterinário: esse é um dos sinais que muitos proprietários e tutores ignoram mas que podem indicar problemas de saúde.
Eventualmente, uma boa escovação feita por um profissional especializado em banho e tosa é importante. Um profissional da área ainda pode te dar dicas sobre como fazê-lo corretamente com o seu pet em casa para a manutenção correta da beleza da pelagem.
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário