quarta-feira, 22 de junho de 2016

O mel e seus benefícios para cachorros

O mel é um delicioso alimento produzido pelas abelhas e que tem um sabor adocicado e bastante saboroso. Mas será que os cães podem comer essa substância? O alimento é fabricado pelas abelhas a partir do néctar das flores e vem sendo usado há milhares de anos pelas pessoas, servindo a propósitos diversos, desde adoçar uma bebida até tratar uma doença.
Encontrado facilmente em supermercados, o mel pode sim ser usado para a alimentação de pets. Os cães, em sua maioria, adoram o sabor do alimento e podem comer o mel, com exceção dos filhotes, já que a substância pode conter esporos de botulismo, elementos que o sistema imunológico dos filhotes ainda não está preparado para combater.
Propriedades e benefícios
Rico em glicose e frutose, além das vitaminas do complexo B, vitaminas A, C, D, E e K, cálcio, iodo, cobre, manganês, potássio, enxofre, silício,magnésio e fósforo.
O mel, cru e natural, pode ser usado como complemento vitamínico, sendo fonte de inúmeras vitaminas aos animais e seres humanos. Um dos benefícios quando oferecido aos pets, é o tratamento de alergias, má digestão, melhora o funcionamento do sistema imunológico, é fonte de nutrientes. Pode ajudar ainda a tratar problemas de pele e de visão, atua como desinfectante e renova as energias.
Cães não podem comer doces
Todo mundo já deve ter ouvido que os cães não podem comer doces, certo? O mel, apesar de ser um doce, é natural, mas com toda certeza deve ser oferecido com cautela aos pets, sempre na dosagem correta. O certo é oferecer o mel artesanal e natural ao cão, sempre procurando aquelas marcas que oferecem o alimento mais natural.
É importante, também, escovar os dentes do pet após o consumo de mel, já que a consistência meio pegajosa da substância pode acabar ficando presa nos dentes e causando cáries ou placas bacterianas.
Como posso oferecer mel ao meu cão?
Você pode simplesmente dar uma colher de chá de mel para ele lamber, ou ainda misturar à ração ou ao prato de comida favorito dele. Você pode, ainda diluir uma colher de sopa de mel em água morna e oferecer ao seu cãozinho.
Atenção: sempre antes de oferecer qualquer medicamento ou alimento ao seu pet, procure ajuda. O médico veterinário de sua confiança. Alguns pets precisam seguir dietas rigorosas e não devem consumir o mel, mas somente o médico veterinário poderá investigar esse tipo de situação.
Fonte: Clube Para Cachorros

Nenhum comentário:

Postar um comentário