Em recente artigo da NPR, o etólogo e autor Jonathan Balcombe fala sobre o sofrimento extremo imposto aos animais marinhos e sobre a ciência por trás da senciência. ‘’Graças à etologia, sociobiologia, neurologia e ecologia, nós agora podemos entender melhor como é o mundo na visão dos peixes.’’
‘’Nós humanos matamos entre 150 bilhões e 2 trilhões de peixes por ano… e a forma como eles morrem –principalmente na pesca comercial– é verdadeiramente horrível. Nós precisamos mudar muita coisa para ter alguma melhora na nossa relação com os peixes’’, explica Balcombe.
De 1970 pra cá a pesca industrial, que mata bilhões de animais por ano, já destruiu metade de toda vida marinha. Cerca de 20% desses animais são pegos ‘’de carona’’ nas gigantes redes de navios pesqueiros e nem sequer são aproveitados para consumo humano. O resultado: cerca de 20 bilhões de peixes retirados do mar e jogados no lixo pelo homem anualmente.
Todos nós podemos ajudar os animais e o planeta adotando uma dieta mais ética e compassiva. Não há dúvidas de que esta é a decisão que pode trazer mais benefícios para os animais, para as pessoas, para nossa saúde e para o planeta como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário