segunda-feira, 30 de maio de 2016

Veterinários do National Geographic explicam comportamentos estranhos de gatos



Não importa a proximidade entre gatos e humanos, esses animais permanecem misteriosos. Por isso, o National Geographic, em sua sessão semanal dedicada a perguntas sobre animais, decidiu responder algumas questões do público sobre gatos.

Corina Sansone e seu marido se mudaram há cerca de dois anos e meio e temem que isso tenha deixado o gato traumatizado. Ele, temporariamente, parou de comer e começou a andar e miar pela casa à noite.

No novo bairro, o gato já se envolveu em várias brigas com outros gatos e guaxinins e, por isso, precisou ser levado ao veterinário. Agora ele passa mais tempo em casa e nada o acalma.

Segundo os veterinários John Bradshaw, da Universidade de Bristol, e Carlo Siracusa, da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Pensilvânia, para excluir qualquer dor física, é preciso levar o animal ao veterinário.

Outra possibilidade, diz Bradshaw, é o gato ter se tornado surdo, possivelmente devido a uma infecção no ouvido, e “não poder ouvir seu próprio miado”.

Siracusa afirma que a causa mais provável desse comportamento se deve a uma questão territorial. “O miado pode ser territorial, como se ele dissesse ‘’Eu estou aqui, vai embora”, diz ele.

Os especialistas dizem que é melhor manter o gato dentro de casa do que ao ar livre para que ele não se incomode com o cheiro e com os sons de outros animais.

Já o leitor Pat pergunta por que um gato iria para a casa de um estranho, onde não há outros gatos e correria diretamente para o quarto.

De acordo com Siracusa, um cheiro específico pode atrair o gato. Além disso, os quartos têm armários cheios de grandes esconderijos e o felino pode saber disso.

Qualquer gato “pode ocasionalmente investigar a possibilidade de expandir seu território”, afirma Bradshaw.

Ambos dizem que não há motivo para preocupação e que esse comportamento é um sinal da natureza independente dos felinos.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário