A infecção hospitalar é um freqüente e grave problema de saúde pública no país, que mobiliza ações tanto de caráter político como de pesquisas científicas e tecnológicas. O dia 15 de maio marca o compromisso nacional de controle de infecção hospitalar no Brasil, que desde meados da década de 60 vem se fortalecendo como prática indissociável da ação sanitária e de prevenção à saúde.
A Anvisa, como detentora da missão de resguardar a população dos riscos à saúde, desde a sua criação em 1999, desenvolve atividades voltadas ao fortalecimento do controle de infecção nos serviços de saúde do país.
Atualmente, as duas principais atividades para o controle de infecção são a implantação do Sistema Nacional de Informação para Controle de Infecções em Serviços de Saúde SINAIS e a formação da Rede de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde.
Essas duas ferramentas auxiliam na identificação e monitoramento das infecções, contribuindo para a priorização das ações de controle e organização das diretrizes e políticas nas esferas de gestão, municipal, estadual e federal.
Leia um breve histórico do controle de infecção no país.
As Informações são da Assessoria de Imprensa da Anvisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário