Você já viu um cachorro fazendo gestos engraçados como se estivesse correndo ou brincando enquanto dorme? Parece que ele está sonhando, não é? Os cientistas também acharam o fenômeno curioso e passaram a pesquisar.
Em 2007, Kenway Louise e Matthew Wilson, cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) começaram a registrar a atividade dos neurônios do hipocampo (parte do cérebro responsável pelas memórias) de alguns ratos.
Eles analisaram a atividade dessas células enquanto os animais corriam em labirintos, e depois enquanto dormiam. Eles perceberam que os padrões eram idênticos. Ou seja, para o cérebro, a atuação era a mesma, não importando se o ratinho estava acordado ou dormindo. Os pesquisadores conseguiram até localizar precisamente a posição dos ratos dentro de seus labirintos de sonhos mentais e mapeá-los em lugares reais dentro do labirinto real.
Outros cientistas, os biólogos Amish Dave e Daniel Margoliash, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, perceberam que a atividade cerebral das aves também segue esse padrão.
A conclusão das duas pesquisas é que, nos animais, os sonhos parecem ser uma simulação da vida real dos bichinhos. Da mesma forma que acontece com os humanos.
Fonte:
EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário