sábado, 12 de março de 2016

Pense bem antes de se empolgar na compra de animais na época de Páscoa

compra-animais

Ele é macio, com orelhas enormes, parece um algodão e, nessa época do ano, aparece com muita frequência para nós. O coelho é um dos símbolos da Páscoa e, na empolgação de alegrar crianças e familiares, muitos compram não só a pelúcia ou um desenho, mas sim um coelhinho de verdade para presentear.

É importante lembrar que um presente assim vem cheio de responsabilidades. A prática da compra de animais na Páscoa, não só coelhos, ou em outras datas comemorativas se torna muito evidente, pois eles são queridos e trazem muitas alegrias. Mas, será que é só isso mesmo?

Devemos lembrar que estamos levando uma vida para casa de alguém e que, a partir desse momento, a responsabilidade de cuidar dela será atribuída a quem receber. É preciso tempo, dinheiro e dedicação, sendo melhor pensar e se planejar bastante antes de levar um animal, seja ele coelho, cachorro ou gato, para a nossa casa ou a de alguém.

Abandonos

 Os animais precisam de cuidados, fazem bagunça, e é preciso ter preparo e paciência para recebê-los. Muitos deles acabam sendo abandonados após um tempo pela falta de preparo material e psicológico, e isso afeta muito no número de animais sozinhos e perdidos na rua.

Planeje-seAntes de levar qualquer animal para casa, converse com os responsáveis e veja se eles estão aptos a receber o pet naquele momento. É necessário lembrar que ele precisa se alimentar, brincar, ir ao médico veterinário regularmente para vacinas e consultas, e precisa de um tempo junto da família.

Cama, mesa e banho 

 É preciso ver onde o pet passará o dia e a noite, o melhor local para ele dormir (casinha, gaiola, cama), qual a alimentação que fará com que ele fique bem e saudável, se está protegido da chuva, se terá segurança durante seus períodos sozinhos, se existem outros pets na casa e se eles serão receptivos ao novo companheiro, qual será a sua rotina de banho (água, banho a seco, pó de mármore), entre outros.

Felicidade e responsabilidade das crianças 

Uma criança sempre fica feliz ao ganhar um pet, mas, muitas vezes, elas não sabem lidar com o animalzinho, o que pode acabar mudando o comportamento e machucando ambos. Ensinar a criança a socializar com o animal e mostrar que ele é uma vida e parte da família é dever dos responsáveis. Não podemos também traçar para as crianças responsabilidades que elas não consigam lidar sozinhas. Mostrando o caminho e ensinando, elas aprenderão para que também possam levar isso adiante quando crescerem.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário