“Se todos os ônibus em Ohio fossem convertidos para biodiesel reduziríamos os poluentes climáticos prejudiciais em 90% por dia. Assim você poderia ter o menor impacto ambiental possível”, disse Ashok Kumar, professor da Universidade de Toledo – especializado em bioquímica.
Os benefícios proporcionados pelo biocombustível podem ser percebidos na melhora do trânsito e na conservação dos motores dos ônibus que circulam diariamente na cidade de Toledo no estado de Ohio.
“Você está colocando mais veículos na estrada com capacidade para 30 pessoas e tirando carros que teriam, muitas vezes, um único motorista”, disse Steve Atkinson – diretor de marketing da TARTA – empresa responsável por administrar os ônibus que utilizam o biocombustível.
Grande parte do dinheiro concedido a Universidade de Toledo e a TARTA , para utilização e produção do biodiesel, vieram de subvenções federais. Recentemente a TARTA adquiriu dois ônibus híbridos também com subsídios. O processo torna-se mais simples e dispensa a manutenção na frota já existente.
“Com um impacto positivo muito maior sobre o meio ambiente, porque seria difícil convencer as pessoas a utilizarem biodiesel?, disse o professor Kumar. “Muitas cidades do mundo têm problemas graves de poluição”, complementou Atkinson.
Pequim já publicou diversos alertas sobre sua poluição atmosférica, assim como outras cidades da Europa. “Na China, se eles apostarem na conversão de sua frota, e começarem a utilizar biodiesel, com certeza haverá uma grande redução”, disse o professor Kumar.
Em veículos como ônibus e caminhões são permitidos até 20% de biodiesel. Junto com um ar mais limpo, a empresa passou a realizar a manutenção de seus ônibus com menos frequência.” A TARTA continuará a investir no biodiesel para sua frota também por conta da economia de custos”.
O Professor Kumar elenca quatro benefícios essenciais para a utilização do biodiesel no estado: O aumento dos postos de trabalho no noroeste de Ohio, uma redução de importação do petróleo estrangeiro, e é claro, a redução dos poluentes atmosféricos e a reutilização de óleos que seriam descartados.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário