A plataforma Air Pollution in the World: Real time Air Quality map expõe de maneira simples a qualidade do ar de 70 países. Por meio de um mapa interativo, o usuário pode conhecer as condições meteorológicas e de qualidade do ar de diferentes regiões do globo em tempo real. Atualmente, conhece-se aproximadamente 18.900 estações de monitoramento, das quais 8.100 são utilizadas na plataforma, pois possuem seus dados disponibilizados publicamente.
Essa ferramenta permite visualizar os poluentes medidos em cada estação monitorada, as informações sobre o Índice de Qualidade do Ar (AQI) do local e a fonte dos dados atmosféricos. De maneira geral, o website apresenta com mais detalhe a qualidade do ar do hemisfério norte. No caso do Brasil, a plataforma considerou apenas a rede de monitoramento automática da qualidade do ar do Estado de São Paulo. Outras regiões nacionais monitoradas não foram consideradas no mapa.
Para efeito comparativo, o “aqicn.org” coloca à disposição os índices de qualidade do ar das áreas monitoradas. O índice é uma ferramenta criada para simplificar a divulgação da qualidade do ar, por meio de um valor adimensional que caracteriza a qualidade do ar em relação aos efeitos à saúde. Para padronizar os índices, o website também disponibiliza um conversor da concentração dos poluentes em índices de qualidade do ar, baseado no AQI dos Estados Unidos. Dessa forma, independentemente do padrão de qualidade do ar em vigor nos países, estabelece-se uma comparação entre as diferentes áreas.
Essa iniciativa colabora para a sistematização e divulgação de informações sobre o estado da qualidade do ar global. Apesar de a poluição atmosférica gerar efeitos adversos regionais na saúde da população, a plataforma do “aqicn.org” permite estabelecer uma análise comparativa entre os países e as políticas adotadas para controlar a poluição atmosférica.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário