sábado, 30 de janeiro de 2016

Alimentação de cães que inclui frutas deve ser equilibrada: há contraindicações

 Alimentação de cães que inclui frutas deve ser equilibrada, diz veterinárioSegundo os médicos a ração nunca deve ser substituída.
'Frutas não têm todos nutrientes que cães precisam; há contraindicações.


Cães devem consumir frutas com moderação, segundo veterinários (Foto: Lucas Dellareti/Arquivo Pessoal)

As frutas fazem parte de uma alimentação saudável para os humanos e também podem fazer o mesmo efeito para cães, segundo veterinários. Mas é preciso ter cautelas, pois cada caso precisa ser avaliado individualmente. "Ao contrário do que muitos donos pensam, os cães também podem comer frutas, mas é preciso ter equilíbrio e jamais substituí-las pela ração, pois são animais carnívoros", disse a veterinária de Divinópolis, Francany Moura.

O estudante Lucas Dellaretti diz que as frutas fazem parte da alimentação dos cinco cães dele. Além disso ele ainda incluiu verduras na dieta dos bichinhos. Para o veterinário Yuri Paiva, nem todas as frutas são indicadas.

"A gente parte do mesmo principio de que as frutas são fontes de vitamina e fibras, mas há limitações. Não se tem muitos estudos de cães que comem frutas, mas é necessário ter equilíbrio, evitar os excessos é sempre a dica mais pertinente, pois se há um animal que às vezes tem um problema cardíaco, por exemplo, esse problema pode agravar se ele ingerir bananas em excesso, onde há alta incidência de potássio", explicou o profissional.


Lucas diz que sempre deu frutas aos cães dele (Foto: Lucas Dellareti/Arquivo Pessoal)


O veterinário completa que se o dono do cão tver ciência de determinado problema de saúde do animal, ele precisa conversar com um profissional para saber se pode consumir ou não determinados alimentos frutíferos. " Sabemos que há benefícios, certamente e inclusive, há rações que incluíram frutas cristalizadas que ajudam a melhorar o pelo, melhora a absorção dos outros alimentos e também dá mais disposição aos animais. Se a vontade do dono é dar frutas aos cães eles precisam também aliar isto a uma boa ração", completou o veterinário.

O administrador de empresas Gustavo Mourão tem três cães com idades entre um a quatro anos. Luidy, Nayla e Pretinha moram em um sítio e no local a variedade de frutas é grande. Entre as frutas preferidas dos cães está a jabuticaba. Neste mês os bichinhos foram filmados durante um almoço farto com a fruta. Mas segundo veterinários, a jabuticaba não é indicada. Veja vídeo abaixo.

"Primeiro por conta da casca e depois o caroço. Em alguns casos pode ocorrer prisão de ventre. Eles comem sem limite e pode causar mal estar. Além disso os caroços podem parar no intestino e se o cão parar de defecar ele pode ter obstrução e aí precisará passar por procedimento cirúrgico. Além de assustar o dono pois pode acarretar em vômito, o bichinho pode ficra prostarado mesmo. Eles não têm o mesmo cuidado que nós humanos então tudo que a gente der e eles se dispuserem eles vão de fato comer e sem limites. Por isso, cabe aos donos esse cuidado”, disse Franciany.

O dono dos cães mostrados no vídeo conta que não sabia da contraindicação e diz ainda que, sempre partiu do princípio de que se frutas são saudáveis para os humanos, então elas também são para os . Os animais dele nunca tiveram problemas, mas quando soube que a jabuticaba não é recomendado, ele logo decidiu suspender a fruta na alimentação dos animais. "Agora que sei, vamos suspender com certeza. Eles gostam muito de frutas e se deixar eles preferem elas do que a ração. Comem ainda amoras, bananas e mangas", contou.

Mesmo sendo fontes de vitaminas, alguns cães podem desencadear algumas alergias com certas frutas e, por isso, também devem ser escolhidas conforme o estado de saúde do animal. Na dúvida sobre a saúde do cão, é sempre indicado que os donos levem a uma consulta. "Um alimento tanto pode ser ótimo para o equilíbrio do organismo, quanto tóxico e maléfico", disse o veterinário Yuri.


Algumas frutas não são indicadas para o consumo animal (Foto: Lucas Dellareti/Divulgação)


É importante ainda que os cães passem por exames para que tenham uma dieta que contribua com a longevidade. O G1 separou algunas dicas dos veterinários, do que pode e o que não pode ser consumidos pelos cães. Veja abaixo.


Frutas permitidas   Frutas não permitidas
Banana   Abacaxi
Manga   Laranja
Melancia   Uva
Goiaba   Jabuticaba
Figo   Abacate
Amora   Jambo
Ameixa   Carambola
Caqui     Mamão

No caso da manga é preciso fatiar, o caroço é perigoso pois pode causar obstrução intestinal, segundo Franciany.

Ela ainda alerta que a banana deve ser ingerida por eles sem a casca. A maça e pera devem ser dadas a eles sem o talo, pois nele há uma substância prejudicial ao intestino do cão. A goiaba, o figo, ameixa e caqui podem ser oferecidas sem restrições.

As frutas cítricas como laranja e mexerica fazem mal ao estômago do bichinho e elas também podem soltar o intestino como no caso do mamão. Essas frutas podem provocar uma desidratação. O abacaxi também é muito ácido. A melancia deve ser oferecida em pequenas quantidades e sem o caroço.

Nem no casos de animais obesos há recomendação de substituir a ração por frutas.

"São animais carnívoros, precisam de ração. A dieta para animais obesos é diferente e é bem simples, é só incluir ração diet e fazer atividade física. mas isso vai depender do grau de obesidade e cada caso é diferente, vale ressaltar que a avaliação deve ser feita por um especialista", finalizou a veterinária.


Cacau, da raça Lhasa Apso, come melancia para refrescar no calor (Foto: Vanessa Pires/G1) 


Anna Lúcia Silva Do G1 Centro-Oeste de Minas

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário