terça-feira, 6 de outubro de 2015

XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária está com inscrições abertas




De 16 a 18 de novembro, médicos veterinários, coordenadores de curso, professores e estudantes estarão reunidos em Brasília (DF) no XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Nesta edição do evento, o tema principal será “A avaliação e a gestão na educação brasileira”. As inscrições estão abertas até o dia 5 de novembro e podem ser feitas gratuitamente em www.cfmv.gov.br/inscricoes.

O objetivo do Seminário é promover um alinhamento de informações e trocas de experiências entre os coordenadores de cursos e representantes de Instituições de Ensino (IEs) por meio de debates sobre as avaliações de cursos, avaliações dos docentes e a acreditação dos cursos de Medicina Veterinária no Brasil.

O tema do evento foi escolhido após a percepção de que ainda há poucas Instituições de Ensino que utilizam a avaliação. Além disso, foram constatadas dificuldades por parte dos gestores em relação ao uso dos resultados das avaliações para melhorar a gestão das IEs.

Com base nisso, o XXII Seminário pretende contribuir para a promoção de discussões que busquem a socialização das diferentes perspectivas de avaliação; a adoção de melhores práticas de avaliação pelos coordenadores e professores; a revisão das avaliações tendo como base a visão do aluno, do professor, do gestor e do profissional; e ainda a realização de avaliações com ênfase na formação profissional e do acadêmico.

O presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, Antonio Felipe Wouk, acredita que é fundamental que projetos e processos sejam avaliados continuamente para correção dos percursos e verificação de sua qualidade. “Avaliar o capital humano envolvido no curso, gestores, docentes e estudantes é imprescindível, assim como a instituição e a infraestrutura disponível”, diz.

Wouk também pensa que é preciso partir da reflexão para ação, tanto da avaliação, quanto da acreditação. “Se de fato almejamos caminhar em direção de uma crescente qualidade do ensino médico veterinário no país e na América latina, temos de partir para ações bem coordenadas de avaliação de cursos de Medicina Veterinária”, finaliza Wouk.

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