Um projeto de uma universidade multidisciplinar em Maceió vem mostrando queos cães, além de melhores amigos do homem, pode ajudar muito como forma de terapia, ajudando no tratamentos de obesos, idosos e crianças autistas.
Criado em 2011 pela zoóloga com especialidade em treinamento físico, Maja Kraguljac, o projeto Focinhos Terapeutas envolve estudantes dos cursos de educação física, medicina veterinária, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outros da área de saúde de uma faculdade particular do Alagoas.
“A ideia surgiu quando eu ainda morava em Belo Horizonte, e minha mãe desenvolveu um quadro de depressão. Notei que quando compramos um cachorro ela começou a apresentar alguma melhora. Então pesquisei sobre os benefícios que os animais podem trazer a pessoas com alguns tipos de doenças, mas não fui além disso na época”, contou Maja.
A mãe de Heitor uma das crianças assistidas, a psicopedagoga Silvia de Souza e a mãe de Felipe, outra das crianças, a servidora pública Márcia Vitorino, afirmaram notar leves mudanças no comportamento desde o início do treinamento.
“Felipe tinha muito medo de animais, principalmente de cachorro. Notei que agora esse medo diminuiu, ele fica menos estressado”, contou Márcia. “Essa interação também é ótima para a parte pedagógica, é um estímulo a mais”, afirmou Silvia.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário