(Imagem: Shutterstock)
Hoje em dia, é cada vez mais comum ver donos que compartilham a casa com seus animais e, sem dúvida, ter um cachorro é tudo de bom. Entretanto, o que fazer quando seu pet faz as necessidades fisiológicas no lugar errado? A resposta é simples: treiná-lo.
Existem diversas especulações sobre a idade em que o cão começa a aprender. Enquanto alguns especialistas defendem que o pet deve ser ensinado somente após os 6 meses; outros garantem que, mesmo antes os bichinhos conseguem aprender e absorver muitas orientações.
O importante, na verdade, é não desistir. Mesmo que seu animal já esteja adulto, ainda é bastante provável que consiga mudar seus hábitos. O que pode fazer a grande diferença é a paciência e a dedicação que empregará nessa tarefa de ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo.
1. Ensinado através confinamento
Fácil de ser aplicada, a técnica do confinamento é uma das mais utilizadas.
(Imagem: Shutterstock)
A técnica do confinamento, de deixar o cachorro em um local restrito até que ganhe o hábito de fazer as necessidades sobre o jornal ou tapete higiênico, é uma das mais populares e práticas. Geralmente, os donos utilizam a lavanderia ou um quartinho.
1. Quando o seu cachorrinho vir para sua casa, deixe-o num recinto por 15 dias. Nesse local escolhido, ele comerá, brincará e fará suas necessidades e, por isso, o espaço não deve ser tão pequeno.
2. Forre o local com jornal ou tapetes higiênicos. Dessa forma, ele se acostumará com a situação. Caso desenvolva o hábito de rasgar os jornais, borrife um pouco de água no local para que o papel fique úmido e não faça o barulho que os cães adoram.
3. Sempre que notar que o seu animal fez xixi ou cocô no lugar certo, parabenize-o e troque o jornal imediatamente. Com o tempo, o cachorro acostuma com o seu banheirinho, seu local para dormir e para brincar. Dessa forma, se a região sempre estiver limpa, ele fará as necessidades sempre no mesmo lugar.
4. Quando notar que ele já escolheu o local para usar de banheiro, comece a retirar os jornais dos lugares onde dorme e brinca.
5. O próximo passo é soltar seu cachorro e observar. Ao notar que ele está procurando o jornal para fazer suas necessidades, comemore!
Até mesmo criadores profissionais utilizam a técnica do confinamento para que o filhote já se acostume com o jornal. É possível observar que, em alguns canis, os cachorros ficam em cercadinhos forrados com jornais.
Nesse caso, quando o filhote vai para uma nova casa, já está acostumado com o jornal, facilitando bastante seu aprendizado.
2. Ensinando com a caixa de areia
Entenda como ensinar seu animal a sempre fazer as necessidades na caixinha de areia.
(Imagem: Shutterstock)
Apesar de ser muito mais comum com gatos, existem pessoas que também utilizam a técnica da caixinha de areia para os cães. Veja como fazer:
1. Compre ou mesmo construa uma caixa com, no máximo, 3 cm de altura, de forma a facilitar a entrada e a saída do cachorro. Ela deve possuir largura e comprimento de, no mínimo, 60 cm x 60 cm. Seu tamanho deve ser proporcional ao tamanho do animal;
2. Forre a caixinha com jornal e observe se o animal se acostuma com a ideia. Incentive-o a entrar e, caso faça suas necessidades, parabenize-o por isso;
3. Quando seu cachorro começar a se acostumar, acrescente uma xícara de areia. No dia seguinte, acrescente duas, depois três e assim por diante, até que a caixa possua uma camada fina de areia;
4. Lembre-se: assim como no caso do jornal, limpe a areia sempre que seu animal fizer xixi ou cocô;
5. Com o passar do tempo, aumente o tamanho da caixa para, no máximo, 5 cm de altura. A proposta é fazer com que possua mais espaço para areia e, por consequência, não necessite de tantas trocas.
A areia, se seu cachorro se acostumar, é uma excelente alternativa. As areias especiais contêm um material que absorve líquidos e forma uma "pedra" com o xixi e em volta do cocô, facilitando sua remoção. Além disso, possuem substâncias que reduzem os odores.
3. Ensinando com o cercadinho
Um cercadinho é uma ótima opção para que seu animal tenha seu cantinho e faça as necessidades no local certo.
(Imagem: Shutterstock)
Também é possível ensinar seu cachorro a fazer as necessidades utilizando um cercadinho. Entretanto, elas serão feitas fora dele.
1. Escolha uma caixa de arame – parecida com uma gaiola para pássaros – de um tamanho adequado, de forma que o cão consiga ficar em pé e deitar confortavelmente.
2. Faça com que seu cachorro entre no cercadinho de boa vontade. Jogue, por exemplo, um petisco ou um brinquedinho para que ele entre e, inicialmente, não feche a portinha.
3. Forre alguma região, escolhida por você, com jornal e, sempre que o filhote acordar, comer e, eventualmente, durante o dia, libere-o, espere que ele faça as necessidades e coloque-o de volta no cercadinho, utilizando o processo de jogar brinquedinhos ou petiscos.
4. Não abuse do tempo, pois o animal não deve ficar preso sempre. Libere-o algumas vezes ao dia e, sempre que for soltá-lo, leve-o primeiro até o jornal.
5. Não solte seu animal quando ele estiver chorando, mordendo o cercado ou fazendo qualquer coisa que chame sua atenção. Ele ficará mal acostumado e o certo é que ele saiba que só sairá de lá quando estiver apresentando um comportamento adequado.
Os cercados são locais que, muitas vezes, os cães veem como algo ruim. Por isso, você deve tomar cuidado e nunca colocá-lo à força: para ensinar seu cachorro, opte pelo reforço positivo e sempre aponte algum atrativo. Com o tempo, ele tratará o local como seu cantinho particular e sempre sairá para fazer suas necessidades.
Recompensa e punição
Entenda como agir quando seu animal erra e quando acerta.
(Imagem: Shutterstock)
Para ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, você deve saber dar uma bronca quando ele erra e, naturalmente, comemorar quando acerta, afinal, devemos sempre motivá-lo a fazer o que queremos.
Sempre que o seu animal fizer suas necessidades no local errado, você deve dizer um firme e sonoro “Não!” e levá-lo ao jornal, o qual sempre deve estar no local onde deseja que ele use como banheirinho.
Agora, quando seu animal fizer o que deseja, comemore e dê recompensas, que podem variar entre brinquedos, carinhos e petiscos.
O ato de recompensar um animal por uma atitude correta costuma ser mais eficaz do que puni-lo por algo que não deveria ter feito. Entretanto, os dois devem ser realizados, com a ressalva de que a desaprovação não deve ser demonstrada com agressão física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário