sábado, 14 de fevereiro de 2015

As PRINCIPAIS doenças felinas: Sintomas, Prevenção e Tratamento



Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV)
O FIV é um vírus que diminui drasticamente a imunidade, favorecendo o aparecimento de infecções e outras doenças. É transmitido por um gato infectado através de mordeduras frequentes durante "lutas" entre gatos. Não existe cura, mas com uma alimentação saudável e equilibrada, complementada com suplementos vitamínicos e vacinas sempre em dia, o gato poderá ter uma sobrevida bastante longa. Lembre-se: gatos infectados devem ser mantidos dentro de casa para que não infectem outros gatos.

Síndrome Urológico Felino (SUF)
Esta síndrome engloba um conjunto de problemas inflamatórios no sistema urinário dos gatos, nomeadamente a cistite (inflamação da bexiga), a infecção (o sangue, o muco e outros produtos associados à zona inflamada proporcionam a multiplicação de bactérias); urolitíase/bloqueio uretral (a cristalização de minerais e a irritação da bexiga e da uretra provocam a formação de cálculos que podem entupir ou dificultar a saída de urina); uremia (acumulação de detritos intoxicantes no sangue, o que é muito perigoso, a inabilidade de urinar significa a acumulação de urina na bexiga e a incapacidade dos rins eliminarem os resíduos). Facilmente tratada pela administração de medicamentos adequados e receitados pelo médico veterinário.

Vírus da Leucose Felina (FeLV)
Assim como o FIV, também o FeLV é imunodepressivo, ou seja, elimina de forma gradual a capacidade do organismo felino de se defender contra as doenças ou infecções mais banais. Este vírus, que só pode ser transmitido entre gatos, transmite-se pela saliva, lágrimas, urina, fezes ou através do leite, na fase da amamentação. Também sem cura. Em média, um portador deste vírus vive cerca de dois anos, mas existem estudos que apontam para uma taxa de sobrevivência de três anos e meio para cerca de 83% dos felinos. Entretanto, existe uma vacina contra o FeLV que todo gato deve tomar. Informe-se com seu veterinário de confiança.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
É um vírus que contamina o abdômen, o fígado, os rins, o cérebro e o sistema nervoso, criando nessas zonas abscessos e infecções. A transmissão pode ocorrer de duas formas: através do contato do gato saudável com as fezes de um felino contaminado ou através da amamentação, em que a gata infectada contamina a sua cria. Infelizmente, esta é uma doença que ainda não tem cura.

Diabetes
A diabetes é uma doença causada pelo aumento da quantidade de glicose sanguínea, ou seja, de açúcar no sangue. No entanto, é melhor definida como a incapacidade do pâncreas de produzir insulina, o hormônio que regula os níveis de sangue no açúcar. À medida que a glicose vai se acumulando e na falta da insulina, o organismo tenta eliminá-la das mais variadas formas e aí surgem os diferentes sintomas. Além da predisposição genética, a diabetes ataca principalmente os gatos obesos. Quanto mais cedo for detectada a doença, mais depressa se começa a tratá-la e controlá-la convenientemente.

Raiva
A raiva é uma doença contagiosa, transmitida por um vírus que pode afetar os animais e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente. Os principais sinais clínicos são: mudança de comportamento, agressividade, salivação e paralisia. A raiva é uma doença incurável. A vacina é a única maneira de prevenir a doença. Atualmente, a doença Raiva, é desconhecida na Grã-Bretanha em razão das estritas leis de quarentena que têm controlado a entrada de gatos, sendo todos eles vacinadas ao deixar a quarentena. O Havaí é o único Estado americano com regulamentos semelhantes. Em qualquer outra parte, todos os gatos devem ser submetidos a vacinação anti-rábica no terceiro mês de vida e a revacinações anuais.]


Fonte: http://cuidadosparafilhotes.comunidades.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário