As festas de final de ano são um momento para celebrar, ficar com a família e os amigos. A queima de fogos de artificio é comum nesta época. Poucos sabem, mas os animais domésticos são os que mais sofrem com a prática. Devido à audição apurada, principalmente dos cães, os barulhos podem causar ferimentos graves e até a morte.
De acordo com o voluntário do COMPATA, Cacá Nedel, os animais ficam muito assustados nesse período. O protetor explica que os eles fogem, se perdem, ou até se machucam nas correntes, quando estão presos. Os tutores devem ficar atentos para alguns cuidados que podem ajudar nesse momento. Cacá orienta que os cães e gatos sejam levados para dentro de casa, ou se ligue um rádio para amenizar o barulho dos fogos.
O protetor ressalta que não são só cães e gatos sofrem com a queima, mas inúmeros pássaros são encontrados mortos no dia seguinte. Cacá lembra que há também o risco à saúde das pessoas, que podem sofrer ferimentos no manuseio dos objetos. Ele reforça que na festa de fim de ano, a população deve estar alerta para não prejudicar ninguém num momento que é de celebração.
Fonte: Radio Uirapuru
Publicado por:
Nenhum comentário:
Postar um comentário