terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Cuidado com os pisca-pisca: Seu pet pode roer os fios e levar choques - Veja as consequências

Divulgação

Você deve saber que bichos de domésticos – especialmente gatinhos curiosos – são fascinados e adoram escalar árvores de Natal que brilham e piscam. Por isso mesmo, muita atenção: é grande o risco de levarem choque
 

Pisca-pisca dá aquele realce na árvore de Natal, mas se você tem animais em casa é melhor ficar atento: existem grandes chances de eles roerem os fios do enfeite e levarem choques. 

Esse tipo de acidente pode ser leve, causando queimaduras locais, ou grave, resultando em um edema pulmonar neurogênico de difícil tratamento.

Os gatos são os que correm mais riscos, pois têm preferência maior por brincar com fios e escalar árvores. E também os filhotes. “Estes são extremamente curiosos e ainda não entendem limites”, explica o veterinário.

Eis algumas dicas do especialista:

1 O ideal é manter árvores de Natal e outros enfeites que tenham a luzinha fora do alcance dos animais. Procure deixá-las em local alto ou construa barreiras que impeçam o acesso do animal à área onde o pinheirinho estiver.

2 Animais já adultos são mais fáceis de serem condicionados a ficar longe do local por meio de treino. Ofereça petiscos e prêmios se eles obedecerem e se mantiverem afastados da área de perigo.

3 Se ocorrer acidente, a primeira providência que o dono deve tomar é desligar o fio da tomada. Nunca tente retirar o animal do local com o fio plugado; o choque pode atingir a pessoa ao lado.

4 Outra providência, nesse caso, é afastar o animal de possíveis poças d’água ou de urina. E, em hipótese alguma, jogue água nele.

Fonte: Mundo Pet / A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário