Dá pra imaginar que alegria seria se nossos peludos aprendessem a usar o vaso sanitário e ainda dessem a descarga? É verdade que a gente já viu isso em filmes, mas na “vida real” o xixi e cocô rolam sempre no chão – e, muitas vezes, no lugar errado.
Ensinar um cão a fazer as necessidades no lugar certo é chato: exige disciplina, dedicação, paciência, persistência e muita supervisão. Mas veja só como traz vantagens: cachorros de todas as idades têm potencial para aprender; seu cão fica muito feliz quando acerta, e você mais ainda; uma vez a lição aprendida, tende a ficar pelo resto da vida; em 6 ou 8 semanas de treinamento já se observa uma melhora significativa, e sua casa ficará muito mais agradável, sem aquele cheiro de banheiro sujo.
Pronto para criar uma rotina e ensinar o peludão onde é que ele pode se aliviar? Mãos à obra! Se o seu objetivo é educar um filhotinho, lembre-se que é preciso muita paciência. Cães com menos de seis meses ainda não possuem total controle da bexiga e do intestino, então não brigue demais, nem fique horrivelmente chateado quando acontecerem acidentes. Isto é normal.
Os bebezinhos costumam dar bandeira, fazendo uma “dança” típica do xixi e cocô. A não ser quando estão realmente muito apertados, os cães sempre são umas voltinhas e umas cheiradinhas no chão antes de fazer as necessidades. Prestando atenção a esses sinais, o dono poderá levar o filhote a tempo para o local correto, lembrando-se de recompensá-lo pelo acerto com um petisco e um cafuné.
Outra dica: os cães possuem um relógio biológico muito preciso e, sendo animais de rotina, preferem fazer tudo sempre nos mesmos horários. Os filhotes têm a bexiga pequenininha e, portanto, a quantidade de xixi que cabe lá dentro é mínima, por isso eles precisam se aliviar mais vezes do que os adultos. Mas, como regra geral, os cães fazem as necessidades num prazo de até 90 minutos depois de acordar, depois de comer e depois de se exercitar/brincar. Esses são os horários mais críticos, nos quais a vigilância deve ser rigorosa.
Cães com mais de sete meses que ainda não aprenderam a usar um único local como banheiro podem estar tendo dificuldades extras. Se for macho e já estiver levantando a pata, prepare-se! Provavelmente o danado vai dar trabalho dobrado. Eu sei que muitos não gostam de nem ouvir falar nisso, mas a castração para machos é uma excelente opção.
Essas dicas podem ajudar um bocado:
- Determine um único lugar para o bicho fazer seus negocinhos (se a casa for muito grande e o cão muito jovem pode-se escolher dois lugares, mas não mais do que isso). Certifique-se que este local está sempre disponível, sempre limpo, sempre seco e que seja calmo. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde o cão dorme, brinca, come, ou bebe.
- Não prenda o cão até ele fazer cocô ou xixi. Ele vai ficar com medo de ir até o local determinado para fazer suas necessidades e acabar ficando preso lá, por horas.
- Não deixe o rango disponível o dia todo. Sem hora para comer, sem hora para ir ao banheiro.
- Vigie o horário que o peludo costuma fazer suas necessidades. Antecipe-se, leve-o até o local desejado e fique com ele por alguns minutos. Se ele fizer xixi ou cocô, MUITA FESTA, caso contrário fique de olhos bem abertos (se for preciso, mantenha o cão preso em uma coleira, perto de você e fique atento a sinais de desconforto e impaciência.Leve-o novamente ao local determinado).
- Use produtos adequados para manter a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe os lugares da casa com um bom produto especializado e utilize papel absorvente no lugar onde quer que ele faça xixi e cocô, mantendo-o sempre limpo e seco, com um pequeno pedacinho do papel sujo de xixi para servir como guia.
- Recompense sempre, e muito, quando o seu cachorro fizer suas coisinhas no lugar certo. O nosso grande erro é que focamos muito na punição quando o cão faz alguma coisa errada, mas não o recompensamos o suficiente quando ele acerta. Amor e atenção ensinam muito melhor do que gritos. Dê petiscos, faça festa, pegue no colo, ou demonstre da maneira mais carinhosa possível quando o seu peludão acertar (mas para isso você precisa estar presente, não é mesmo?).
- Se você passa o dia todo fora e seu cachorro fica sozinho, limite a área que ele tem acesso na casa, mas não o deixe preso só na área de serviço, por exemplo. Ele precisa de um espaço maior para se sentir confortável em fazer xixi e cocô em um ambiente e ficar em outro.
- Dois passeios por dia ajudam a aliviar a necessidade de marcar território e é melhor que seja fora de casa, não é mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário