sábado, 10 de outubro de 2015

"Demarcação de território" - O que fazer para seu cachorro parar com essa mania


Demarcação de território é um dos principais problemas dos cães machos.


Muitas vezes, um filhotinho chega a uma nova casa e é, adequadamente, ensinado a fazer suas necessidades no local certo. Entretanto, quando está com cerca de 8 meses – mesma idade com que começa a levantar a pata para urinar – o pet começa a marcar território, levando seu dono a acreditar que ele desaprendeu.

A boa notícia é que o animal não desaprendeu a fazer o que lhe foi ensinado, já a má notícia é que os machos possuem mesmo essa tendência. Cachorros que marcam território “guardam” um pouco de urina para, depois, urinarem um pouco em cada local.

Acredite ou não, mas durante um passeio, um cão que marca território até passa por postes e faz de tudo para que a sua urina alcance o local mais alto. Isso significa que eles sentem uma necessidade de liderança, certo?

Então, para ensinar seu animal a parar de marcar território, você deve mostrar quem é que manda. Para isso, o ideal é começar com os comandos básicos de obediência, como "Senta!", "Deita!", "Junto!", "Fica!" etc. Clique no link para saber mais sobre adestramento canino.

Outra coisa importantíssima: os donos devem trabalhar em três regrinhas básicas:

1. Eu vou à frente: sempre que vai sair ou entrar em algum local, deixe claro que você deve passar pela porta antes de seu cão;

2. Eu ganho primeiro: o humano deve sempre comer primeiro;

3. Eu fico mais alto: os cães jamais devem permanecer em locais mais altos que nós, mesmo que estejamos sentados e deitados.

Esses pequenos detalhes mostram ao cachorro quem é o dono do local e, com isso, ele saberá que o único ser que pode marcar território é você, afinal, a casa é mesmo sua.

Outras dicas úteis

  1. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, jamais esfregue o focinho do seu animal no xixi ou cocô feito em lugar errado. Ele não entenderá porque está sendo repreendido e isso pode gerar até um trauma, piorando a situação. Escolha o banheirinho do seu cachorro antes mesmo que o pet chegue à sua casa.
  2. Ao usar jornais, você pode utilizar produtos que imitem o cheiro da urina de outros cães. Isso pode incentivar seu cachorro a fazer suas necessidades ali também.
  3. Quando o cão faz as necessidades no local errado, utilize produtos específicos para eliminar os odores. É uma forma de evitar que o animal volte a fazer suas necessidades nesse mesmo local.

O seu cachorro não deve ter acesso a todos os cômodos da casa quando você não estiver.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário