Se seu cão tem algum dos seguintes sintomas, fique atento, a sonolência além do normal pode significar uma doença: Sono além do normal, falta de disposição para passear e praticar exercícios, aumento de pesoou até ocorrência de obesidade
Causas
Se o seu mascote sempre teve um comportamento ativo, mas, nos últimos tempos, tem demonstrado desânimo e sonolência, é importante ficar ligado nos sintomas. “Tosse, falta de ar e cansaço caracterizam doença cardíaca. Distúrbios de comportamento, sonolência e convulsão têm tudo a ver com alteração neurológica; já sonolência e aumento de peso estão ligados ao hipotiroidismo”, explica o veterinário Mário Marcondes. Mas acalme-se, em todos os casos há tratamento com medicamentos ministrados por via oral.
Raças mais preguiçosas
Algumas raças têm predisposição a sofrer da tal sonolência, como Buldogue, Lhasa Apso, Pug e Basset Hound. Isso acontece por causa da própria anatomia dos cães. “O Buldogue e o Lhasa Apso têm focinho mais curto e respiram com maior dificuldade, o que garante a preguiça. Já o Basset Hound é uma raça pesada, com membros curtos e coluna longa, dificultando assim sua rápida locomoção”, ensina Marcondes, que ainda diz que a teoria do focinho curto também vale aos Persas.
Castrado e preguiçoso
Engana-se quem acredita que é normal animais castrados ficarem com muito sono. “Eles ficam mais calmos, mas não sonolentos. Ao perceber essa mudança de comportamento, independentemente de o bicho ser castrado ou não, leve-o ao médico veterinário. Um check-up pode identificar o problema, e o profissional saberá indicar o tratamento ideal”, afirma Marcondes.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário