terça-feira, 22 de setembro de 2015

Seu maior amigo é o maior inimigo do seu inimigo, segundo pesquisadores japoneses



Cachorro e dono
Os cães não gostam de quem não gosta de seus donos e recusam alimentos oferecidos por quem despreza seus proprietários(iStockphoto/Getty Images)

Segundo pesquisadores japoneses, os cães são capazes de cooperar socialmente, mesmo com outras espécies, uma característica rara entre os animais


Os cães não são apenas o "melhor amigo" do homem, mas também podem ser "inimigos" de nossos rivais. Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, descobriram que cachorros não gostam de quem não gosta de seus donos e, além disso, recusam alimentos oferecidos por pessoas que desprezam seus proprietários. O estudo, que será publicado na revista científica Animal Behaviour até o final do mês, revela a habilidade altamente refinada dos bichos em cooperar socialmente - mesmo com outras espécies -, característica rara entre os animais.

Liderados por Kazuo Fujita, professor de psicologia, os pesquisadores testaram 54 cães, divididos em três conjuntos. O primeiro grupo recebeu alimento de uma pessoa que, na frente deles, se negou a ajudar seu dono a abrir a lata de comida. Mas, ao mesmo tempo, os animais poderiam escolher a refeição servida por alguém "neutro", desconhecido do cachorro e que não demonstrou qualquer sentimento na cena.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário