O que o seu cão quer dizer quando late? Programa é capaz de decifrar sentimentos, idade e até mesmo gênero do pet
Já imaginou o que o seu cãozinho quer falar quando ele late? Muito mais do que um aviso de fome ou demonstração de felicidade, os latidos dos peludinhos podem decifrar muitas emoções como medo, ansiedade e solidão. Para pesquisadores da Universidades de Eotvos Lorand, na Hungria, e da Universidade Técnica de Madrid, na Espanha, o som dos latidos pode ajudar até mesmo no diagnósticos de doenças, o que motivou os cientistas a criarem um programa de computador capaz de decifrar todos esses sentimentos. Dá para acreditar?
Um programa de computador criado por pesquisadores da Hungria e Espanha revela sentimentos, idade e gênero dos cães
As equipes de pesquisa das universidades de Eotvos Lorand Técnica de Madrid desenvolveram o programa usando cerca de 800 latidos de sete cachorros diferentes, inseridos nas situações mais diversas, como com um estranho se aproximando da porta de casa ou diante de uma tigela de alimentos caninos.
Com a ajuda do programa, os cientistas revelaram que é possível identificar o sentimento do cãozinho naquele momento: assustado, feliz ou solitário. No futuro, o sistema pretende auxiliar no diagnostico de doenças, além de ajudar a descobrir como os animais que vivem em abrigos estão sendo tratados, detectando os níveis de agressão e as emoções do pet.
Algoritmos podem ajudar ainda na criação de robôs
Os números revelados no programa também podem ajudar a humanidade de outras maneiras. Segundo os pesquisadores, os latidos podem ajudar na criação de robôs de convívio social. “Poderíamos desenvolver sons que expressam emoções para robôs baseados nos latidos dos cachorros e que seriam reconhecidos por humanos – esse seria um jeito de criar robôs sociais verossímeis”, explicou Dr. Tamas Farago ao jornal Independent.
Idade e gênero dos cães também podem ser descobertos
Além de todos os sentimentos do cãozinho decifrados pelo programa, os cientistas ainda descobriram que em 81% dos testes realizados no sistema era possível identificar também a idade e o gênero do peludinho que estava latindo. A partir de agora, vale ficar ainda mais atento aos latidos do seu pet!
Nenhum comentário:
Postar um comentário