quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Conheça o primeiro animal que andou sobre quatro patas, segundo paleontólogos da Universidade Brown, nos Estados Unidos

De acordo com cientistas americanos, o 'Bunostegos akokanensis' era um pré-reptil que viveu há 260 milhões anos e, inesperadamente, não rastejava como os lagartos


O herbívoro tinha o tamanho e porte de uma vaca e possuía cauda e cabeça pequenas.(Morgan Turner/Reprodução)


Um animal do tamanho de uma vaca, com a cabeça e cauda pequenas, pode ter sido a primeira criatura a andar sobre quatro patas, há 260 milhões de anos. O Bunostegos akokaensis, um herbívoro da categoria dos pré-répteis (grupo de animais anterior aos répteis na evolução) conseguia manter o tronco longe do chão ao caminhar e repousar, enquanto a maioria dos animais terrestres da época deslocava-se como os lagartos.

Para chegar a essa conclusão, publicada na última edição do periódico Journal of Vertebrate Paleontology, um grupo de paleontólogos da Universidade Brown, nos Estados Unidos, analisou fósseis das patas do Bunostegos, encontrados no Níger, na África, em 2003. De acordo com os pesquisadores, o encaixe dos ossos dos membros posteriores descarta a possibilidade de serem rastejadores. Suas articulações estão orientadas em uma posição vertical, com estruturas diferentes de bichos como os lagartos.

Economia de energia - Segundo os autores, a transição da postura de quadrúpede rastejante para a caminhada só com a patas não foi repentina, uma vez que acredita-se que alguns lagartos já conseguiam levantar o abdome durante o deslocamento. Mas o Bunostegos seria o mais antigo animal conhecido a manter o tronco longe do chão durante o movimento e também repouso do corpo.

Andar erguido sobre as quatro patas seria mais eficiente energeticamente do que se arrastar. Com a escassez de alimentos do período, a posição que economiza energia facilitaria a realização de viagens mais longas e a busca por plantas longe do chão. Com isso, os animais não-rastejantes deixariam mais filhotes e também o legado da caminhada sobre quatro patas para as próximas gerações.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário