A agressividade felina é comum na prática da Medicina Veterinária Comportamental, sendo frequentemente citada por especialistas e por proprietários, nas queixas sobre o comportamento de seus gatos. Essa irritabilidade do gato pode ser demonstrada por meio de vocalizações, postura corporal, expressões faciais e ataques característicos. As patadas, mordidas e arranhões podem ser contra pessoas, mas, na maioria das vezes, é com os outros gatos, se houver, da casa.
Os comportamentos podem ser caracterizados como ‘postura agressiva ofensiva’, em que o gato apresenta piloereção do meio do dorso até a cauda, as pupilas não estão dilatadas, a cabeça se projeta para frente, as orelhas permanecem eretas e o gato olha fixamente para seu oponente, movimentando-se lentamente.
]
Há também a ‘postura agressiva defensiva’, quando o gato fica com corpo e cabeça abaixados, as orelhas ficam para trás, perto da cabeça, as pupilas se dilatam e o principal movimento é golpe com a pata dianteira. Poucos são os estudos científicos em torno do tema da agressividade entre gatos. Esse pouco conhecimento limita as possibilidades de tratamento para aqueles que são muito alterados. Mas, em geral, as medidas terapêuticas são adaptadas para cada caso.
Esse tipo de comportamento em felinos pode ser mais esclarecido na revista Cães&gatos VET FOOD nº 191 ou diretamente aqui: VER REVISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário